Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] habilitar/deasbilitar botão

Meu código não está executando a função de reiniciar o jogo ao clicar no botão. Alguém consegue me ajudar?

let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio ();
let tentativas = 1

function exibirMensagemInicial() {
exibirTextoNaTela ('h1', 'Jogo do Número secreto');
exibirTextoNaTela ('p', 'Escolha um número entre 1 e 10');
}

function exibirTextoNaTela (tag, texto){
    let campo = document.querySelector (tag);
    campo.innerHTML= texto;
}

exibirMensagemInicial();

function verificarChute(){
    let chute = document.querySelector('input').value;
    if (chute == numeroSecreto) {
        exibirTextoNaTela ('h1', 'Acertou!');
        let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'Tentativa';
        let mensagemTentativa =`Você descobriu o número secreto depois de ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
        exibirTextoNaTela ('p',mensagemTentativa );
        document.getElementById('reiniciar') .removeAttribute('disabled'); 
    } else {
        if (chute < numeroSecreto) {
            exibirTextoNaTela ('p', 'O número secreto é maior');
        } else {
            exibirTextoNaTela ('p', 'O numéro secreto é menor!');
        } tentativas++;
        limparCampo ();
    }
}
  
function gerarNumeroAleatorio () {
    return parseInt(Math.random() * 10 + 1);
}

function limparCampo () {
chute = document.querySelector ('input');
chute.value = ''; 
}

function reiniciarJogo() {
    numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); 
    tentativas = 1;  
    exibirMensagemInicial();  
    limparCampo(); 
    document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', 'true');  
    }
1 resposta
solução!

Oi Vitória! Tudo bem?

Pelo que você descreveu, parece que o botão não está acionando a função reiniciarJogo quando clicado. Aqui está uma maneira de garantir que isso aconteça:

  1. Verifique o HTML: Certifique-se de que o botão de reiniciar tem o ID correto e que o evento de clique está configurado corretamente. No seu HTML, deve haver algo assim:

    <button id="reiniciar" onclick="reiniciarJogo()" disabled>Reiniciar Jogo</button>
    
  2. Adicione o Evento de Clique: Se o botão não estiver chamando a função reiniciarJogo, você pode adicionar um event listener em JavaScript:

    document.getElementById('reiniciar').addEventListener('click', reiniciarJogo);
    

    Certifique-se de que esta linha de código é executada após o carregamento do DOM, por exemplo, no final do seu arquivo JavaScript ou dentro de um evento DOMContentLoaded.

  3. Verifique o Código da Função: A função reiniciarJogo parece estar correta, mas é sempre bom garantir que ela está redefinindo o número secreto e as tentativas, além de desabilitar o botão novamente.

Espero que essas dicas ajudem a solucionar o problema com o botão de reiniciar.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.