Tenho essa curiosidade, pois gostaria de de administrar e rodar diretamente por lá.
Caso haja a possibilidade, poderiam criar um passo a passo de como realizar essa ação?
Grato.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho essa curiosidade, pois gostaria de de administrar e rodar diretamente por lá.
Caso haja a possibilidade, poderiam criar um passo a passo de como realizar essa ação?
Grato.
Olá! Tudo bem?
Infelizmente, o curso não aborda essa possibilidade e o contexto fornecido não menciona o Docker. No entanto, eu posso te dar uma ideia geral de como você poderia fazer isso:
Primeiro, você precisaria de um Dockerfile para construir uma imagem Docker do AluraPic. Este arquivo define o ambiente no qual o AluraPic será executado. Aqui está um exemplo básico de como poderia ser:
# Base image
FROM node:16
# Create app directory
WORKDIR /usr/src/app
# Install app dependencies
COPY package*.json ./
RUN npm install
# Bundle app source
COPY . .
# Expose port
EXPOSE 4200
# Start app
CMD [ "npm", "start" ]
Depois de criar o Dockerfile, você pode construir a imagem Docker usando o comando docker build. Aqui está um exemplo:
docker build -t alurapic .
Uma vez que a imagem Docker foi construída, você pode iniciar um contêiner Docker a partir dela usando o comando docker run. Aqui está um exemplo:
docker run -p 4200:4200 -d alurapic
Lembre-se, isso é apenas uma sugestão e pode não funcionar perfeitamente para o seu caso específico. Você pode precisar ajustar os comandos de acordo com suas necessidades específicas.
Espero ter ajudado e bons estudos!