1
resposta

[Dúvida] Há algum material específico que ajude na programação de cálculos de medidas para iniciantes

Há algum material específico que ajude na programação de cálculos de medidas para iniciantes. Estou realizando o curso de tableau primeiro pois já tenho uma tarefa do trabalho para amanhã que exige o cálculo de CTR, OR e CTOR, porém não tenho conhecimento da lógica de programação ainda. Sugerem algum curso aqui da plataforma para que eu possa aprender essas questões?

1 resposta

Olá, Ana Paula! Como vai?

Embora o curso de Tableau que você está fazendo seja um bom ponto de partida, você também pode considerar explorar os cursos que abordem as métricas de Marketing especificamente. Para isso, posso sugerir os cursos Marketing Digital: análise de métricas e Marketing Analytics: técnicas e análise de dados.

Mas como você já tem uma demanda real no trabalho, vou te ajudar com os conceitos e a lógica por trás dos cálculos do CTR, OR e CTOR. Por sinal, são métricas importantes para a análise de campanhas de Marketing.

1. CTR | Click Through Rate (Taxa de Cliques)

A porcentagem de pessoas que clicaram em um link/anúncio depois de vê-lo.

Fórmula:

CTR = (Cliques / Impressões) * 100

Exemplo prático:

Você enviou um e-mail ou publicou um anúncio que foi exibido 1.000 vezes (impressões). Dessas 1000, 80 pessoas clicaram no link.

CTR = (80 / 1000) * 100 = 8%

Interpretação:

Um CTR alto indica que o conteúdo (título, imagem, call-to-action...) foi atrativo o suficiente para gerar cliques. É uma métrica usada para medir a eficácia visual/comunicacional da sua mensagem.

2. OR | Open Rate (Taxa de Abertura)

A porcentagem de e-mails enviados que foram abertos.

Fórmula:

OR = (Aberturas / E-mails enviados) * 100

Exemplo prático:

Você enviou 500 e-mails. Desses, 150 pessoas abriram o e-mail.

OR = (150 / 500) * 100 = 30%

Interpretação: