1
resposta

[Dúvida] Guia de Estilo TripIdeias

Oi pessoal, tudo bem?

Enquanto estava assistindo o vídeo sobre o Guia de Estilo, me vieram algumas dúvidas. Nós podemos fazer o guia com as cores a serem usadas ou não cabe ao UI informar? Porque eu sei que uma boa documentação facilita não só para nós, mas também para o time de desenvolvimento. E, eu sei que pode ser óbvio, mas eu não tenho certeza, mas quando há uma atualização de alguns dos ícones durante a produção, devemos atualizar na documentação também, certo?

É isso, e se tiverem alguma dica, eu agradeço. Durante o curso estou percebendo que gosto mais do lado UI, então se tiverem alguma sugestão de curso, artigo ou vídeo que eu possa aprender mais, estou aberta a isso e agradeço de coração <3

1 resposta

Olá, Vitória, como vai?

O guia de estilo é justamente o espaço para registrar não só os componentes, mas também as definições visuais que dão consistência ao produto. Isso inclui cores, tipografia, ícones, espaçamentos e variações de estados. Então sim, faz bastante sentido documentar as cores que serão usadas. Por exemplo, você pode criar uma paleta com cores primárias, secundárias e de apoio, mostrando cada tom com seu respectivo código (hexadecimal ou RGBA). Dessa forma, tanto o time de UI quanto o de desenvolvimento conseguem manter um padrão ao longo do projeto.

Sobre os ícones, a ideia é a mesma. Se algum deles for atualizado no processo, é importante registrar no guia para que toda a equipe use a versão mais recente. Imagine que no início o ícone de notificações era um sino com traço mais grosso, mas depois você define uma versão mais minimalista. Se essa mudança não for refletida no guia, há o risco de diferentes versões aparecerem no produto final.

Como você comentou gostar mais do lado de UI, uma boa prática é sempre se aprofundar em design systems e em como eles ajudam a escalar produtos digitais. Vale também praticar bastante no Figma, criando guias de estilo simples em projetos pessoais para testar combinações de cores, hierarquia de tipografia e componentes reutilizáveis.

Vou deixar logo abaixo alguns conteúdos relacionados a UI para que você possa se aprofundar:

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado