Oi pessoal, tenho uma dúvida em relação a guarda de rotas. É possível redirecionar para uma rota caso eu tente acessar outra diretamente pela URL do browse?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi pessoal, tenho uma dúvida em relação a guarda de rotas. É possível redirecionar para uma rota caso eu tente acessar outra diretamente pela URL do browse?
Olá Moises, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
É possível redirecionar para uma rota específica caso o usuário tente acessar diretamente outra rota pela URL do navegador. Esse recurso é conhecido como guarda de rotas (route guards) e é uma funcionalidade do Angular que permite controlar o acesso e o redirecionamento para rotas com base em determinadas condições.
Existem diferentes tipos de guardas de rotas no Angular, as principais são:
CanActivate: Esse guarda de rota permite ou bloqueia o acesso a uma rota com base em uma condição. Implementando a interface CanActivate, você pode verificar se o usuário tem permissão para acessar a rota desejada. Se a condição for atendida, a rota é ativada; caso contrário, o acesso é bloqueado.
CanLoad: Esse guarda de rota é usado quando você deseja controlar o carregamento de módulos assincronamente. Ele verifica se um módulo específico pode ser carregado com base em uma condição. Se a condição for atendida, o módulo é carregado; caso contrário, o carregamento é bloqueado.
CanDeactivate: Esse guarda de rota é usado para verificar se é permitido ou não sair de uma rota. Implementando a interface CanDeactivate, você pode fornecer uma lógica personalizada para determinar se a rota atual pode ser desativada. É útil para exibir mensagens de confirmação ou salvar alterações antes de sair da rota.
A título de curiosidade, temos um curso de Angular na Alura que contempla o cenário de guarda de rotas, te convido a conhecê-lo e colocar em prática este recurso na sua aplicação:
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!