1
resposta

Dúvida Guarda de Rota

Oi pessoal, tenho uma dúvida em relação a guarda de rotas. É possível redirecionar para uma rota caso eu tente acessar outra diretamente pela URL do browse?

1 resposta

Olá Moises, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

É possível redirecionar para uma rota específica caso o usuário tente acessar diretamente outra rota pela URL do navegador. Esse recurso é conhecido como guarda de rotas (route guards) e é uma funcionalidade do Angular que permite controlar o acesso e o redirecionamento para rotas com base em determinadas condições.

Existem diferentes tipos de guardas de rotas no Angular, as principais são:

  • CanActivate: Esse guarda de rota permite ou bloqueia o acesso a uma rota com base em uma condição. Implementando a interface CanActivate, você pode verificar se o usuário tem permissão para acessar a rota desejada. Se a condição for atendida, a rota é ativada; caso contrário, o acesso é bloqueado.

  • CanLoad: Esse guarda de rota é usado quando você deseja controlar o carregamento de módulos assincronamente. Ele verifica se um módulo específico pode ser carregado com base em uma condição. Se a condição for atendida, o módulo é carregado; caso contrário, o carregamento é bloqueado.

  • CanDeactivate: Esse guarda de rota é usado para verificar se é permitido ou não sair de uma rota. Implementando a interface CanDeactivate, você pode fornecer uma lógica personalizada para determinar se a rota atual pode ser desativada. É útil para exibir mensagens de confirmação ou salvar alterações antes de sair da rota.

A título de curiosidade, temos um curso de Angular na Alura que contempla o cenário de guarda de rotas, te convido a conhecê-lo e colocar em prática este recurso na sua aplicação:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!