1
resposta

[Dúvida] Gráficos não são individuais.

Pessoal tentei fazer os gráficos a partir da tabela utilizada na macro, mas não consigo fazer eles comportarem-se de forma individual, cada um com um tipo de dado.

Por exemplo: gráfico 1 mostrando carga e valor, gráfico dois tipo de veículo e valor. quando mudo um, todos seguem a nova configuração. Agora me ocorreu que talvez eu não consiga gerar vários gráficos de uma mesma tabela é isso mesmo ou tem algum jeito para a minha questão?

1 resposta

Olá Izaias, tudo bem com você?

Seu raciocínio está correto, devido aos gráficos terem sido criados a partir de uma única tabela dinâmica, as alterações feitas na tabela dinâmica irão refletir nos dois gráficos. Para que você possa ter dois gráficos onde um exiba "carga" e "valor" e o segundo com "veículo" e "valor", basta ter uma tabela dinâmica para cada gráfico.

No passo a passo abaixo, apresento como realizar essa criação utilizando os dados da aula:

  • Abra o arquivo utilizado na aula.
  • Na aba "Dashboard" exclua o gráfico de barra e o de pizza
  • Na aba "Valor por Veículo" selecione a tabela dinâmica criada e na opção de campos, defina para exibir os campos "carga" e "valor"
  • Nessa mesma aba crie outra tabela dinâmicas utilizando o intervalo "BaseFiltrada" e defina para exibir os campos "veículo" e "valor"
  • Crie um novo gráfico de barra a partir da primeira tabela dinâmica e crie um gráfico de pizza a partir da segunda tabela dinâmica
  • Mova os gráficos para a aba "Dashboard", para substituir os gráficos antigos
  • Agora, os gráficos serão independentes, cada um apresentando uma informação
  • No GIF abaixo apresento a execução dos passos listados acima: GIF exibindo a execução dos passos apresentados acima

Vale lembrar que, mesmo com os gráficos sendo criados de forma independentes, eles continuarão respeitando o filtro realizado na aba "Base Filtrada" apresentando os resultados corretamente, como demonstrado no GIF abaixo:

GIF exibindo a interação do filtro com os gráficos

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!