5
respostas

[Dúvida] Gráfico mostrando dados incorretos.

Deparei como uma situação inusitada, meu plot fico invertido em compáração do professor. Já usei até a luri e outras IAS, mas não consegui uma solução.

cargas_fatoriais['F1_positivo'] = cargas_fatoriais['F1 '] + abs(cargas_fatoriais['F1 '].min())
cargas_fatoriais['F2_positivo'] = cargas_fatoriais['F2 '] + abs(cargas_fatoriais['F2 '].min())

display(cargas_fatoriais)

fig = px.scatter(cargas_fatoriais, x='F1_positivo', y='F2_positivo', text=cargas_fatoriais.index)
fig.update_traces(textposition='top center')
fig.show()

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Opa, Alisson.

Eu percebi que o problema não está no plot do gráfico, mas sim nos valores obtidos.

Observando a variável denspop no seu gráfico ele tá com o valor acima de 1.2 e no gráfico do professor ele tem um valor de -0.8 no eixo Y.
Sendo que na aula abaixo ele informa que o valor de denspop é próximo de 0.

Dá uma olhada na aula 3, mais especificamente nessa. https://cursos.alura.com.br/course/analise-componentes-elaboracao-rankings-pca/task/109063

Pode ser que algum cálculo não tenha sido executado.

Eu fui revisar a aula 3, mas tb o gráfico está distorcido antes daquele .
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Você consegue compartilhar o seu notebook?

Provavelmente, alguma transformação de dados pode estar divergente, por isso a diferença entre os gráficos.

Como não dá pra visualizar as variáveis que você tá usando fica um pouco complexo de tentar resolver.

Irei revisar desde a leitura dos dados até o plot do gráfico, e te trago o feedback. pode ser?

Você pode me chamar no Discord da Alura também se quiser.

Eu não mexi em nada do código.

Baixa de novo o .csv e substitui o que está no seu notebook e executa tudo.

Agora, eu recomendo excluir os arquivos baixados anteriormente, pra não acabar confundindo e anexando o arquivo errado

Fazendo a alteração acima, eu consegui o resultado esperado.

Plot