Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Gráfico de barras (TOP) com lista suspensa

Nathalia Queiroz, bom dia!

Saberia me explicar um gráfico de barras, referente a TOP (Crescente para decrescente), com uma lista suspensa (No ícone validação de dados) de anos por exemplo? Sem usar a tabela dinâmica (gráfico dinâmico). To quebrando a cabeça aqui, e se eu descobrir vou postar neste post.

Desde já, grato!

Att, Eduardo Willey de Moura

2 respostas
solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Claro, vamos tentar uma alternativa para criar um gráfico de barras ordenado (do maior para o menor) com uma lista suspensa para selecionar os anos, sem utilizar tabela dinâmica. Vamos lá!

Considerando que você tenha já a planilha com os dados e a lista suspensa, vamos criar o gráfico e vincular ele a essa lista. Crie uma tabela auxiliar que será usada para filtrar os dados com base no ano selecionado na lista suspensa e use a função SE para filtrar os dados, com o foco no retorno das vendas se o ano corresponder ao selecionado na lista suspensa, ou 0 caso contrário.

Para ordenar os valores, tente usar a função MAIOR. Neste artigo, você pode consultar a sintaxe dela e aplicar de acordo com o seu projeto.

Próximo passo é selecionar os dados ordenados e criar um gráfico indo na aba Inserir e escolher o gráfico de barras ou outro que atenda as suas necessidades.

Espero que dê certo, Eduardo!

Bons estudos!

Nathalia Queiroz, bom dia!

Fiz conforme sua sugestão, e deu certo!

Adendo: No eixo vertical do gráfico (onde estão os nomes dos cliente ou produtos), selecionei em "Formatar eixo", e marquei na opção "Categorias em ordem inversa", assim foi feito a ordem crescente para descrente sem alterar a tabela auxiliar.

Grato pela ajuda Nathy!

Irei aplicar no meu trabalho!