Bom dia,
Pelo o que eu vi na aula, o professor deixou explícito de que as alterações feitas por um terceiro deixam de ser responsabilidade do autor do código, porém isso quer dizer que o GPL é o contrário? Ou ele funciona do mesmo modo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia,
Pelo o que eu vi na aula, o professor deixou explícito de que as alterações feitas por um terceiro deixam de ser responsabilidade do autor do código, porém isso quer dizer que o GPL é o contrário? Ou ele funciona do mesmo modo?
Olá, Lavinia! Tudo bem contigo?!
A sua dúvida é bastante pertinente. O GPL e o BSD funcionam de maneiras diferentes em relação às alterações feitas por terceiros.
No caso do GPL, quando alguém faz alterações em um código licenciado sob GPL e distribui essas alterações, elas também devem ser licenciadas sob GPL. Isso significa que os produtos derivados continuam sendo GPL e estão sujeitos às mesmas obrigações e restrições da licença. Portanto, o autor original do código não é responsável pelas alterações feitas por terceiros, mas essas alterações ainda estão sujeitas à licença GPL.
Já no caso do BSD, as alterações feitas por terceiros não precisam ser licenciadas sob a mesma licença. O BSD permite que as pessoas utilizem o código-fonte como quiserem, inclusive fazer alterações e distribuí-las sem disponibilizar o código-fonte. No entanto, é necessário incluir uma referência à licença BSD e aos créditos do autor original.
Portanto, a principal diferença entre o GPL e o BSD é que o GPL exige que os produtos derivados também sejam licenciados sob GPL, enquanto o BSD permite que as alterações sejam distribuídas de maneira mais flexível, sem a obrigatoriedade de seguir a mesma licença.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.
Espero ter ajudado e bons estudos!