Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] GPL e responsabilidade com alterações de terceiros

Bom dia,

Pelo o que eu vi na aula, o professor deixou explícito de que as alterações feitas por um terceiro deixam de ser responsabilidade do autor do código, porém isso quer dizer que o GPL é o contrário? Ou ele funciona do mesmo modo?

1 resposta
solução!

Olá, Lavinia! Tudo bem contigo?!

A sua dúvida é bastante pertinente. O GPL e o BSD funcionam de maneiras diferentes em relação às alterações feitas por terceiros.

No caso do GPL, quando alguém faz alterações em um código licenciado sob GPL e distribui essas alterações, elas também devem ser licenciadas sob GPL. Isso significa que os produtos derivados continuam sendo GPL e estão sujeitos às mesmas obrigações e restrições da licença. Portanto, o autor original do código não é responsável pelas alterações feitas por terceiros, mas essas alterações ainda estão sujeitas à licença GPL.

Já no caso do BSD, as alterações feitas por terceiros não precisam ser licenciadas sob a mesma licença. O BSD permite que as pessoas utilizem o código-fonte como quiserem, inclusive fazer alterações e distribuí-las sem disponibilizar o código-fonte. No entanto, é necessário incluir uma referência à licença BSD e aos créditos do autor original.

Portanto, a principal diferença entre o GPL e o BSD é que o GPL exige que os produtos derivados também sejam licenciados sob GPL, enquanto o BSD permite que as alterações sejam distribuídas de maneira mais flexível, sem a obrigatoriedade de seguir a mesma licença.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Em casos de reply: A GPL é uma licença de software livre amplamente utilizada e mantida pela Free Software Foundation (FSF). Essa licença concede aos usuários várias liberdades fundamentais, como a liberdade de usar, estudar, modificar e redistribuir o software. No entanto, essas liberdades vêm acompanhadas de algumas obrigações que devem ser seguidas pelos usuários que distribuem software sob essa licença.

Quando um desenvolvedor ou autor de software escolhe licenciar seu código sob a GPL, ele está essencialmente compartilhando seu trabalho com a comunidade e garantindo que quaisquer modificações ou melhorias feitas por terceiros também permaneçam sob os termos da GPL. Isso significa que qualquer pessoa que distribua uma versão modificada do código GPL também deve liberar o código-fonte dessas modificações sob a mesma licença.

No contexto da responsabilidade com alterações de terceiros, a GPL é bastante clara. Se um terceiro faz alterações em um software licenciado sob a GPL e distribui essa versão modificada, essa pessoa torna-se responsável por cumprir os termos da licença. No entanto, o autor original do código não é responsável pelas modificações feitas por terceiros, pois a licença permite que essas alterações sejam feitas livremente e de forma independente.

Para exemplificar, vamos considerar um trecho de código hipotético sob a licença GPL:

// Código original sob a GPL
#include <stdio.h>

int main() {
    printf("Olá, mundo!\n");
    return 0;
}

Agora, suponha que um terceiro faça uma alteração nesse código, adicionando uma nova função:

// Código modificado pelo terceiro sob a GPL
#include <stdio.h>

void saudacao() {
    printf("Olá, amigo!\n");
}

int main() {
    saudacao(); // Chamando a nova função
    return 0;
}

Nesse caso, o terceiro que fez a modificação é responsável por garantir que o código-fonte da sua adição (a função saudacao()) seja disponibilizado sob a GPL sempre que ele distribuir essa versão modificada. O autor original, que licenciou o código-fonte inicial sob a GPL, não tem responsabilidade sobre essa adição.

A diferença entre a GPL e outras licenças, como a BSD, a Apache ou a Mozilla, é que essas últimas geralmente são mais permissivas e não requerem que as modificações sejam distribuídas sob a mesma licença. Enquanto a GPL preserva o caráter livre e aberto do software, as licenças mais permissivas permitem que o código-fonte seja incorporado em projetos proprietários, sem a obrigatoriedade de divulgar as modificações.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software