Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

[Dúvida] Gostaria de uma dica sobre o meu modelo físico

Bom dia pessoal, estou finalizando a parte de modelo conceitual. Basicamente meu modelo físico está como no vídeo, porém, estou utilizando essa mesma problemática de livraria para aplicar em um trabalho da faculdade. Nisso, o professor pediu para alterar a forma de concretizar uma venda, ele quer algo do tipo que concretize a venda, porque na minha problemática, a venda é feita através do ponto físico da loja (que realmente existe). Queria alguma dica de como posso simular uma venda, tendo em vista que meu projeto não tem a entidade Pedido e Item_Pedido. Entendo que vou precisar(talvez) de uma entidade VENDA, mas estou com dificuldade em aplicar na prática.

7 respostas

Diogo,

Não sei se entendi bem, mas...

... talvez, esse "concretize" uma venda, seja algo que diga alguma coisa assim: "Venda Finalizada com Sucesso". Talvez se você colocar um FLAG (um campo texto de somente 1 caracter), como por exemplo, os valores seguinte discretos:

  • "I" - Venda Iniciada;
  • "P" - Venda sendo Processada;
  • "S" - Venda sendo Separada;
  • "E" - Venda sendo Entregue;
  • "X" - Venda fechada com erro;
  • "F" - Venda Finalizada com sucesso;

Bom... isso depende muito das regras de negócio do estabelecimento. Exemplo: Existe algum momento que a mercadorria é separada no estoque?

Outra coisa, tente usar a mesma linguagem do seu cliente (no caso professor)...

  • "C" - Venda Concretizada;

Veja também (estados da venda / diagrama de estado):

==========================================================

Diagrama de Máquina de Estado

https://cursos.alura.com.br/course/uml-fundamentos-na-pratica/task/42583

==========================================================

[]'s,

Fabio I.

Então, Fabio. Obrigado pela resposta. O que to com dificuldade em fazer é representar uma venda no modelo conceitual. Se é uma entidade forte ou fraca, se é entidade associativa. Estou fazendo os rascunhos e até agora tenho o seguinte: Um CLIENTE pode fazer 0 ou várias COMPRAS. Um FUNCIONARIO pode fazer 0 ou nenhuma VENDA. Estou com dificuldade na hora de fazer o caminho inverso.

solução!

Diogo,

CLIENTE / COMPRA:

  • Um CLIENTE pode fazer 0 ou várias COMPRAS. (0:N)

O inverso:

  • Uma COMPRA precisa possuir (é feita por) 1 e somente 1 CLIENTE. (1:1)

FUNCIONÁRIO / VENDA:

  • Um FUNCIONARIO pode fazer 0 ou nenhuma VENDA; (???)
  • Um FUNCIONARIO pode fazer 0 ou MUITAS VENDAS; (0:N)

O inverso:

  • Uma venda precisa possuir (é feita por) 1 e somente 1 FUNCIONÁRIO. (1:1)

é isso?

[]'s,

Fabio I.

Sim, Fabio. Muito obrigado pela ajuda, estava com dificuldade de representar em texto para partir para o modelo conceitual.

Diogo,

Beleza, se resolveu, por favor, não esqueça de fechar o tópico e preferencialmente me pontuar.

Valew!

[]'s,

Fabio I.

Boa tarde, Fabio. Eu cheguei a esse modelo conceitual, gostaria de algumas dicas do que posso melhorar. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Diogo,

Sobre regra de negócios do modelo, depende demais de que sua empresa quer, basicamente só precisa ver se tudo está dentro do que foi pedido e tente verificar tudo 2x antes de começar a codificar.

Sobre estética do modelo, eu sempre procuro evitar "cotovelos". Exemplo: Tente fazer uma linha reta entre as entidades "compras" e "livros".

As propriedades estão sempre do mesmo lado na mesma posição em todas as entidades, isso está muito bom.

Veja meu exemplo abaixo, usei a notação "pé de galinha". Você precisa deixar para quem for ler o diagrama, uma visualização o mais agradável, o mais limpa o possível.

Modelo Conceitual

Só não gostei do meu modelo foi que as propriedades de livros ficaram muito amontoadas... mas, enfim depois eu penso um jeito de arrumar isso.

Outra dica - Ferramentas:

Existe duas ferramentas na internet bem interessantes:

  • Draw.IO (velho) ou Diagrams.Net (novo)

https://www.draw.io/

https://www.diagrams.net/

  • Lucid Chart

https://www.lucidchart.com/

[]'s,

Fabio I.