Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] git revert - Desfazendo um commit

No curso: Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos; Aula: 04. Voltando no tempo; Vídeo 01 Desfazendo um commit; Minuto 04:00

Os professores utilizam o comando git revert + número do último commit para desfazer ele.

Eu tentei fazer algumas vezes e não dá certo. O que acontece na tela deles é diferente do que acontece na minha tela.

Tela dos professores abaixo: tela dos professores

Minha tela abaixo: minha tela

Minha tela novamente abaixo, outra tentativa: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na tela dos professores, aparece uma mensagem diferente do que aparece na minha tela, além de um botão para fechar no " x ", que quando ela clica, o terminal dela volta para escrever de novo.

Na minha tela, aparece uma mensagem que não sei o que fazer, e não volta para o terminal, fica preso e travado. Aí eu tenho que fechar o VS Code no " x ", abrir ele de novo, abrir o terminal novamente, e quando eu dou um git log, nada aconteceu (o revert não aparece no log).

Ele não reverteu, também não criou um novo commit para dar o push pro repositório remoto igual acontece no vídeo.

Alguém pode me ajudar a entender o que deu errado, ou o que fazer, por favor ?

1 resposta
solução!

Olá, Rafael! Tudo bem?

Parece que você está enfrentando um problema relacionado a arquivos de swap do editor de texto.

Isso geralmente acontece quando uma sessão anterior do editor não foi fechada corretamente. Aqui estão alguns passos que podem ajudar a resolver o problema:

1. Fechar o Editor: Certifique-se de que não há outras instâncias do editor abertas editando o mesmo arquivo. Feche todas as janelas do VS Code e abra novamente.

2. Excluir Arquivo de Swap: Se o problema persistir, você pode excluir o arquivo de swap manualmente. No seu caso, o arquivo de swap está localizado em ~/Desktop/aula github/Nova pasta/numero-secreto/.git/COMMIT_EDITMSG.swp. Exclua esse arquivo e tente novamente.

3. Reiniciar o Processo de Revert: Após excluir o arquivo de swap, tente executar novamente o comando git revert <commit-id>.

4. Configurar o Editor Padrão do Git: Verifique se o seu editor padrão do Git está configurado corretamente. Você pode definir o VS Code como editor padrão com o seguinte comando:

git config --global core.editor "code --wait"

5. Salvar e Fechar a Janela de Commit: Quando a janela de commit abrir, edite a mensagem se necessário, salve o arquivo e feche a janela para completar o revert.

Após seguir esses passos, o git revert deve funcionar corretamente e criar um novo commit com as alterações revertidas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!