Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Git na forma Local

Sei que pode não ser o foco do curso, mas eu utilizo o GIT na forma local, como se fosse o GitHub, só que o meu push eu envio para um servidor local onde outras pessoas tem acesso e podem fazer pull request normalmente. Eu uso o Git na forma local porque minha empresa não permite o uso do Git Hub para o meu setor a principio e então eu utilizo o Git para versionar meus projetos. Queria saber se tem como eu ter um controle de acesso de usuários mesmo nesta forma local de utilização do GitHub, já que nesse formato local eu não necessito criar uma conta GitHub para uso destas funções?

2 respostas
solução!

Olá, Luciano! Tudo bem?

Na forma local de utilização do Git, não existe uma funcionalidade nativa para controle de acesso de usuários como no GitHub. No entanto, você pode implementar um controle de acesso manualmente no servidor local onde você envia seus commits.

Uma opção é utilizar o próprio sistema operacional para controlar as permissões de acesso aos repositórios Git. Por exemplo, no Linux, você pode definir permissões de leitura e escrita para diferentes usuários e grupos no diretório do repositório Git.

Outra opção é utilizar ferramentas adicionais, como o Gitolite, que é um sistema de gerenciamento de acesso baseado em SSH para repositórios Git. Com o Gitolite, você pode configurar permissões de acesso granulares para diferentes usuários e repositórios.

É importante ressaltar que essas soluções são mais complexas de configurar e exigem conhecimentos adicionais. Recomendo que você consulte a documentação do Gitolite ou pesquise por outras ferramentas similares que possam atender às suas necessidades específicas.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Bons estudos!

Perfeito. Obrigado pela informação. Com certeza é uma informação util. Muitas das vezes eu preciso me utilizar de soluções não tão fáceis por questões relacionados aos segredos industriais da empresa a qual eu trabalho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software