Grande Levi!
Espero que esteja tudo bem contigo.
O comando git log --graph
mostra o histórico de commits em forma de um gráfico na linha de comando, onde cada commit é um nó no gráfico. Este gráfico é útil para visualizar a estrutura das branches e merges no repositório.
Ele não segue exatamente o conceito de pesquisa em largura ou profundidade de forma algorítmica. Em vez disso, ele está simplesmente visualizando os commits de forma que as ramificações e merges sejam visíveis. Cada commit pode ter um ou mais "pais" (commits anteriores nos quais ele se baseia), e isso é mostrado no gráfico.
Quanto à sua pergunta sobre se os commits são tratados como vizinhos ou como um digrafo, a representação é mais próxima a de um digrafo, onde cada commit aponta para seu commit pai (ou pais, no caso de merges). Isso significa que cada nó (commit) no gráfico tem uma direção clara (de um commit filho para um commit pai), o que é característico de um digrafo.
Exemplo de saída do comando git log --graph
:
* commit 1234567 (HEAD -> master)
|\
| * commit 7654321 (feature-branch)
|/
* commit abcdef0
* commit fedcba0
Neste exemplo, o commit 1234567
é um merge que tem dois pais: abcdef0
e 7654321
. O gráfico mostra como as branches divergem e convergem.
Caso queira explorar outros recursos do git log --graph
para simplificar a sua visualização, recomendo esta leitura. Também há recursos em ferramentas como o Visual Studio Code ou GitKraken que permite a visualização do log gráfico de forma mais simplória do que o terminal.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!