Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida gestão financeira se aplica...

Futuramente espero trabalhar para empresas de TI como desenvolvedor mas na modalidade CNPJ e queria saber se essas informações de gestão financeira faz sentido para mim que trabalha de certa forma como colaborador de uma empresa tendo como diferença ser CNPJ?

Eu deveria me assumir como empresa e tentar manter essa gestão ou só se aplica a realmente empresas mesmo?

1 resposta
solução!

Olá, Edson! Tudo bem?

Essas informações fazem sentido sim. Se você for trabalhar na modalidade CNPJ, mesmo que seja um colaborador, é necessário que você realize uma boa gestão financeira, separe ganhos e despesas da sua pessoa física e pessoa jurídica e faça um planejamento adequado. Na modalidade PJ, você deve também se atentar para a prestação de contas e a gestão financeira é uma boa forma de você otimizar seus ganhos.

Sobre sua segunda pergunta, existem diversos aspectos que devem ser considerados para que você possa tomar essa decisão da maneira mais assertiva possível, e depende muito de seu contexto, objetivos e visão profissional. Existem vantagens e desvantagens em cada um desses regimes e grandes diferenças de como fazer sua gestão financeira em cada um destes casos. Para tomar essa decisão, sugiro que você analise os aspectos de cada opção, pesquise o tema com profundidade, compare os pontos positivos e negativos de cada uma, e considere o que faz mais sentido para o seu contexto atual e para a sua atuação profissional.

Deixo como sugestão a leitura deste artigo, que fornece um comparativo entre as modalidades.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraço e ótimos estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software