1
resposta

[Dúvida] Gestão de Tarefas pelo Lists Nível Avançado

Pessoal, bom dia.

Estou controlando minhas atividades pelo Microsoft Lists, gostei dela devido a integração com os demais sistemas do Microsoft, inlcuído o Power BI.

Porém preciso conhecer um pouco mais avançado da ferramenta e não encontrei no curso disponível da Alura, apenas as ações simples de como criar e personalizar algumas colunas.

Bem, eu sei que é possível adicionar uma coluna que apenas o usuário que for indicado pode editar os demais somente visualizar, e assim, o processo só segue depois que este aprova, como um fluxo mesmo.

Alguem consegue me ajudar, talvez tenha aqui no Alura método avançado mas não achei.

Obrigado.

1 resposta

Olá, Lucas! Tudo bem?

Para criar uma coluna com permissões de edição restritas no Microsoft Lists, você pode usar a funcionalidade de "Fluxos" do Power Automate para controlar quem pode editar determinados campos. Infelizmente, o Microsoft Lists por si só não permite definir permissões a nível de coluna diretamente, mas você pode criar um fluxo que atenda a essa necessidade.

Aqui está um exemplo básico de como você poderia configurar isso:

  1. Crie um novo fluxo no Power Automate:

    • Acesse o Power Automate e crie um novo fluxo automatizado.
    • Escolha o gatilho relacionado ao Microsoft Lists, como "Quando um item é criado ou modificado".
  2. Adicione condições para verificar o usuário:

    • Use a ação "Obter detalhes do usuário" para verificar se o usuário que modificou o item é o usuário permitido para editar a coluna.
    • Adicione uma condição para comparar se o ID do usuário corresponde ao esperado.
  3. Configure ações baseadas na condição:

    • Se o usuário tiver permissão, permita que a modificação prossiga.
    • Se não, você pode adicionar uma ação para reverter a modificação ou enviar uma notificação informando sobre a restrição.
  4. Salve e teste o fluxo:

    • Salve o fluxo e faça alguns testes para garantir que tudo está funcionando como esperado.

Embora essa não seja uma solução direta através do Lists, o uso do Power Automate permite uma grande flexibilidade para gerenciar essas permissões de forma eficaz. Você pode explorar mais sobre o Power Automate e suas integrações com o Microsoft Lists para criar soluções ainda mais robustas.

Espero que essa orientação possa te ajudar a configurar o controle de acesso que você precisa em suas listas. Continue explorando e ajustando conforme necessário!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software