Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Gente preciso da ajuda de vocês !!!

Bom gente eu não estou com um problema diretamente envolvido em programação ou no curso em si, mas gostaria da opinião de vocês sobre como faço minha rotina de estudo, se ela é boa e se eu deva fazer outra estratégia.

Bom os cursos geralmente em 3 módulos se eu não me engano, atualmente eu consigo ver tranquilamente um módulo inteiro por dia o que me gasta mais ou menos uma hora e meia para ver todo modulo, porém eu não coloco em pratica o que foi mostrado no módulo no mesmo dia e sim depois do curso inteiro.

Ou seja se eu começo o curso na segunda e é um módulo por dias, de segunda a quinta eu vejo o curso inteiro com videoaulas e afins, e na sexta feira eu me dedico a somente fazer tudo que foi mostrado no curso. Eu baixo os projetos, analiso e coloco comentários explicando linha por linha de maneira que eu consiga entender, e as duvidas que aparecem no meio do caminho eu revejo algumas aulas pra entender e até mesmo uso a Aluri para me ajudar. Lembrando que eu não coloco o código para rodar, ou faço modificações para usar ele como em algo real, colocando o código para fazer sua função (inclusive acho que o fato de não estar colocando isso em pratica está me fazendo esquecer de como o código funciona) apenas analiso e comento as suas linhas para aprender a sintaxe. Apesar de ter em mente que isso é algo necessário a fazer eu não sei como fazer isso sem sair da minha outra estratégia que eu também considero importante.

Não sei se essa informação é importante mas eu estou estudando o curso de Dart: lidando com Exceptions e Null Safety.

Obrigado pela ajuda!!!

1 resposta
solução!

Oi Pedro, tudo bem?

É ótimo ver que você está se dedicando aos estudos e buscando aprimorar sua rotina de estudo. Acredito que cada pessoa tem uma forma diferente de aprender e absorver conhecimento, então o mais importante é encontrar uma estratégia que funcione para você.

Pelo que você descreveu, parece que você está seguindo uma rotina em que assiste às videoaulas dos módulos durante a semana e, no final, revisa e pratica o conteúdo no dia seguinte. Essa abordagem pode ser eficaz para consolidar o aprendizado, pois permite que você absorva o conteúdo primeiro e depois o coloque em prática.

No entanto, você mencionou que não está colocando o código para rodar ou fazendo modificações para usar em algo real. Embora seja importante entender a sintaxe e a lógica por trás do código, também é fundamental praticar e aplicar o que você aprendeu em projetos reais. Isso ajudará a solidificar seu conhecimento e a desenvolver suas habilidades de programação.

Uma sugestão para conciliar as duas estratégias é reservar um tempo diário para praticar o que foi ensinado nos módulos. Por exemplo, após assistir a uma videoaula, você pode tentar escrever o código por conta própria e fazer pequenas modificações para ver como ele se comporta. Dessa forma, você estará aplicando o conhecimento imediatamente e reforçando seu aprendizado.

Além disso, aproveite as ferramentas disponíveis, como o discord, para tirar dúvidas e conversar com outras pessoas da área. Se surgirem dúvidas ao longo do caminho, não hesite em revisar as aulas relevantes ou buscar recursos adicionais para esclarecer esses pontos.

No geral, o mais importante é encontrar um equilíbrio entre a teoria e a prática. Reserve um tempo para estudar e absorver o conteúdo, mas também dedique-se a aplicar o que você aprendeu em projetos reais. Com o tempo, você encontrará a melhor estratégia de estudo que se adapte às suas necessidades e objetivos.

Um abraço e bons estudos.