Olá, fiquei um pouco confusa quanto o uso da function, quando eu preciso usa-la? Percebi que na maioria dos exercícios anteriores não utilizamos.?? E também em um projeto quando está no html e precisa trabalhar com js também só abre o
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, fiquei um pouco confusa quanto o uso da function, quando eu preciso usa-la? Percebi que na maioria dos exercícios anteriores não utilizamos.?? E também em um projeto quando está no html e precisa trabalhar com js também só abre o
Olá Mariana! Tudo bem?
As funções são muito úteis para várias coisas em nosso código.
Não existe um impeditivo de utilizar uma função a qualquer momento... elas servem para tornar mais fáceis algumas operações que precisamos fazer.
Um exemplo disso é a forma como utilizamos a função verifica() no código que o professor utiliza na aula:
<meta charset="UTF-8">
<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>
<script>
var segredo = 5;
var input = document.querySelector("input");
function verifica() {
if(input.value == segredo) {
alert("Você ACERTOU!");
} else {
alert("Você ERROU!!!!!!!!");
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>Perceba que a função torna muito mais fácil para nós realizarmos a verificação, e poderíamos reutilizar essa mesma função outras vezes, realizando a verificação quantas vezes quiséssemos, sem a necessidade de reescrever a verificação que a função faz para nós, bastando apenas "chamar" a função.
É nisso que as funções nos ajudam... elas nos poupam de ter que reescrever códigos para realizar tarefas, e nos possibilitam realizar algoritmos mais eficientes.
Quanto a questão da tag <script></script> em nosso documento html, nós poderíamos utilizar de formas diferentes sim...
Tanto da forma como o instrutor utiliza, com apenas uma tag <script> contendo todo o código de Javascript que precisamos no momento... como poderíamos também ter um código mais longo, com a necessidade de mais de uma tag <script>.
Vale lembrar que assim como outras tags do HTML, a tag <script> pode ser utilizada sempre que desejamos ter o seu "efeito"... ou seja, sempre que precisamos ter um referenciar um script executável. E isso pode ocorrer mais de uma vez ao longo do nosso documento HTML.
A explicação foi clara? Se precisar de mais ajuda nesse tópico, é só falar! 😄
Obrigada Guilherme pela atenção.