Olá, fiquei um pouco confusa quanto o uso da function, quando eu preciso usa-la? Percebi que na maioria dos exercícios anteriores não utilizamos.?? E também em um projeto quando está no html e precisa trabalhar com js também só abre o
Olá, fiquei um pouco confusa quanto o uso da function, quando eu preciso usa-la? Percebi que na maioria dos exercícios anteriores não utilizamos.?? E também em um projeto quando está no html e precisa trabalhar com js também só abre o
Olá Mariana! Tudo bem?
As funções são muito úteis para várias coisas em nosso código.
Não existe um impeditivo de utilizar uma função a qualquer momento... elas servem para tornar mais fáceis algumas operações que precisamos fazer.
Um exemplo disso é a forma como utilizamos a função verifica()
no código que o professor utiliza na aula:
<meta charset="UTF-8">
<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>
<script>
var segredo = 5;
var input = document.querySelector("input");
function verifica() {
if(input.value == segredo) {
alert("Você ACERTOU!");
} else {
alert("Você ERROU!!!!!!!!");
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>
Perceba que a função torna muito mais fácil para nós realizarmos a verificação, e poderíamos reutilizar essa mesma função outras vezes, realizando a verificação quantas vezes quiséssemos, sem a necessidade de reescrever a verificação que a função faz para nós, bastando apenas "chamar" a função.
É nisso que as funções nos ajudam... elas nos poupam de ter que reescrever códigos para realizar tarefas, e nos possibilitam realizar algoritmos mais eficientes.
Quanto a questão da tag <script></script>
em nosso documento html, nós poderíamos utilizar de formas diferentes sim...
Tanto da forma como o instrutor utiliza, com apenas uma tag <script>
contendo todo o código de Javascript que precisamos no momento... como poderíamos também ter um código mais longo, com a necessidade de mais de uma tag <script>
.
Vale lembrar que assim como outras tags do HTML, a tag <script>
pode ser utilizada sempre que desejamos ter o seu "efeito"... ou seja, sempre que precisamos ter um referenciar um script executável. E isso pode ocorrer mais de uma vez ao longo do nosso documento HTML.
A explicação foi clara? Se precisar de mais ajuda nesse tópico, é só falar! 😄
Obrigada Guilherme pela atenção.