2
respostas

Dúvida Function e script

Olá, fiquei um pouco confusa quanto o uso da function, quando eu preciso usa-la? Percebi que na maioria dos exercícios anteriores não utilizamos.?? E também em um projeto quando está no html e precisa trabalhar com js também só abre o

2 respostas

Olá Mariana! Tudo bem?

As funções são muito úteis para várias coisas em nosso código.

Não existe um impeditivo de utilizar uma função a qualquer momento... elas servem para tornar mais fáceis algumas operações que precisamos fazer.

Um exemplo disso é a forma como utilizamos a função verifica() no código que o professor utiliza na aula:

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>
    var segredo = 5;

var input = document.querySelector("input");

function verifica() {

if(input.value == segredo) {

alert("Você ACERTOU!");
        } else {

alert("Você ERROU!!!!!!!!");
        }

}

var button = document.querySelector("button");

button.onclick = verifica;

</script>

Perceba que a função torna muito mais fácil para nós realizarmos a verificação, e poderíamos reutilizar essa mesma função outras vezes, realizando a verificação quantas vezes quiséssemos, sem a necessidade de reescrever a verificação que a função faz para nós, bastando apenas "chamar" a função.

É nisso que as funções nos ajudam... elas nos poupam de ter que reescrever códigos para realizar tarefas, e nos possibilitam realizar algoritmos mais eficientes.

Quanto a questão da tag <script></script> em nosso documento html, nós poderíamos utilizar de formas diferentes sim...

Tanto da forma como o instrutor utiliza, com apenas uma tag <script> contendo todo o código de Javascript que precisamos no momento... como poderíamos também ter um código mais longo, com a necessidade de mais de uma tag <script>.

Vale lembrar que assim como outras tags do HTML, a tag <script> pode ser utilizada sempre que desejamos ter o seu "efeito"... ou seja, sempre que precisamos ter um referenciar um script executável. E isso pode ocorrer mais de uma vez ao longo do nosso documento HTML.

A explicação foi clara? Se precisar de mais ajuda nesse tópico, é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Obrigada Guilherme pela atenção.