2
respostas

[Dúvida] Function com return

Eu não entendi muito bem, como eu consigo pegar o retorno do que foi feito na function; como o return interage

2 respostas

Quando você utiliza a palavra-chave return em uma função em muitas linguagens de programação, você está especificando o valor que a função irá produzir quando for chamada. Aqui está um exemplo simples em Python:

def somar(a, b):
    resultado = a + b
    return resultado

# Chamando a função e armazenando o resultado em uma variável
resultado_da_soma = somar(3, 4)

# Imprimindo o resultado
print(resultado_da_soma)

Neste exemplo, a função somar recebe dois argumentos, a e b, realiza a soma e retorna o resultado. Quando você chama a função somar(3, 4), ela retorna 7, e esse valor é atribuído à variável resultado_da_soma. Em seguida, você pode usar esse valor como quiser, como imprimir na tela.

O return é uma maneira de passar informações de volta para o ponto de chamada da função. É uma forma de comunicar o resultado do processamento realizado dentro da função para o restante do programa.

Note que uma função pode ter zero ou mais instruções return. Se uma função não possui um return ou possui um sem um valor, ela retorna None por padrão.

Se você estiver utilizando uma linguagem de programação diferente, o conceito básico do return será semelhante, mas a sintaxe pode variar.

Caso tenha conseguido esclarecer suas dúvidas, fico feliz em ter ajudado. Estou à disposição para qualquer outra questão que possa surgir. Um abraço! Se este post foi útil, por favor, marque como solucionado ✓. Desejo a você excelentes estudos!