Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Funções que não foram passadas

Professor, por acaso faz parte da sua didática utilizar de funções/conteúdos que o senhor não passou/citou/ensinou nos exercícios propostos para que assim os pesquisemos por conta própria? Caso não seja, talvez seja uma opção revisar o curso. Pessoalmente, não me importo ─ até acho interessante. Mas como você não deixou isso explícito no curso, pode acabar desestimulando novos alunos que não se dão bem com esse estilo de didática.

Faz sentido pra você?

2 respostas

Oi Mikael, tudo bem?

Entendi sua preocupação. Às vezes, pode ser desafiador quando nos deparamos com funções ou conceitos que não foram explicitamente abordados nas aulas, especialmente quando estamos começando.

No entanto, essa abordagem tem a intenção de incentivar a pesquisa independente, que é uma habilidade crucial no campo da ciência de dados e programação. Desejamos que nossas alunas e alunos criem autonomia para explorar a documentação desde o início de sua jornada de estudos.

Lembrando que na aula Utilizando pacotes/bibliotecas o uso da documentação foi indicado, assim como no próprio texto da atividade que você se referiu:

Captura de tela mostrando o final da atividade 1 e o começo da atividade 2 na lista de exercícios a qual esse tópico se refere. Entre elas, está uma dica recomendando o uso da documentação

Espero que tenha ficado mais claro para você.

Abraços e bons estudos :)

solução!

Entendi. Não acho que seja uma abordagem ruim, só acredito que deveria estar mais explícito.

É importante destacar que, infelizmente, a maioria das escolas brasileiras não estimulam o pensamento crítico dos alunos, nem incentivam seu crescimento autônomo — muitas vezes, a ênfase recai sobre a memorização. Portanto, acredito que seria benéfico tornar o método mais explícito e, talvez, descrevê-lo de maneira mais detalhada, como você o fez agora. Afinal, o que é óbvio para alguns pode não ser tão óbvio para outros.

Mas agradeço pela atenção, Larissa!