1
resposta

[Dúvida] Frontend

Estou querendo pegar uma plataforma para desenvolvimento frontend para a empresa que trabalho, estou cogitando utilizar wordpress, mas tenho uma dúvida, como ele se comporta a respeito da conversa com o backend? consigo fazer alterações, comunicações e também mudanças nele para o lado mais corporativo, como por ex criar uma interface com ele para poder conversar com o backend de uma aplicação interna da empresa.

1 resposta

Oi, Pedro!

O WordPress é uma plataforma bem conhecida, especialmente quando se trata de gerenciar conteúdo de forma simples e eficiente. Se o objetivo é usá-lo como uma interface para se comunicar com o backend de uma aplicação interna da sua empresa, ele pode sim atender, mas há algumas considerações que você precisa fazer.

O WordPress possui uma API REST que permite que o sistema se comunique com outras plataformas ou backends. Isso significa que você pode integrar o WordPress com seu sistema corporativo, enviando e recebendo dados de forma personalizada. Essa API é incrível, e você pode criar endpoints específicos para atender suas necessidades de integração.

Se a sua empresa precisa de algo mais customizado, você também pode desenvolver plugins personalizados. O WordPress tem uma grande comunidade de desenvolvedores e muitos plugins que você pode adaptar para integrar o sistema da melhor forma possível. Isso pode ser uma solução interessante, mas exige mais trabalho.

Então, sim, o WordPress pode se integrar com o seu backend corporativo, mas a abordagem que você escolher vai depender de quão complexa for a aplicação e do nível de personalização que você precisa. Se a aplicação interna for muito grande, talvez você precise de algo mais avançado do que o WordPress tradicional. Mas se for algo mais voltado para gestão de conteúdo e comunicação simples, ele pode ser uma boa escolha.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!