1
resposta

[Dúvida] Front-end Back-end

Estava lendo o artigo de voces: "O que é Front-end Back-end e Full Stack - aprenda as diferenças entre essas áreas"

E gostaria de mais alguns esclarecimentos sobre o assunto: 1 - SGBDs são considerados back ends? 2 - Qual a linguagem de programação mais utilizada atualmente para front end web e desktop? 3 - Qual a melhor linguagem de programação para front end web? 4 - É possível criar front end em Python? Se sim, já viram alguém fazer isso profissionalmente? Obrigado.

1 resposta

Acho que sao respostas muito pessoais, difíceis de abranger tudo (depende do negocio que vai aplicar), vou tentar opinar baseando na minha experiencia e sendo bem neutro se meu filho me pergunta-se. 1 - são geralmente considerados parte do backend, são acessados pelo backend 2- para front acredito que javascript é a mais utilizada e React como Framework, mas é muito pessoal, então eu indicaria aprender um pouco de cada React, Vue e Angular e se especializar naquele que mais gostar e sentir fluencia. De desktop sem duvida Python cresceu muito nos ultimos anos , linguagem facil de aprender, se for backend iria de Python pra comecar se habituar com comandos, ambientes e tal. Se precisar de uma pegada mais de metodologias eu iria de Java C# ou PHP. Mas vendo que vc é DBA e ta perguntando de python e front eu indicaria Python com Flask ou FastApi e construiria o front separado para acessar a api. 3- muito pessoal, mas aprender bem javascript e html é um bom começo 4- No python tem o Bryton, mas nunca mexi, mas aparentemente é fácil mexer por ser um engine de templates. Profissionalmente ja criei e vi criar backend python usando Flask, FastApi como apis de serviços e separados de frontends como vue e react

espero que ajude um pouco ai, bons estudos