Olá!
Tem alguns erros que não estou conseguindo ajustar, pode me ajudar?
- Amostra de produto está diferente
- Não consegui arrumar a formatação de "Bins(Excel)"
- Consequentemente o valor de "Frequência" ficou diferente
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
Tem alguns erros que não estou conseguindo ajustar, pode me ajudar?
Olá, Letícia! Tudo bem?
É super comum a função FREQUÊNCIA e as ferramentas de análise gerarem essas pequenas dores de cabeça no início, especialmente quando estamos trabalhando com várias colunas de dados e escalas diferentes ao mesmo tempo. Não se preocupe, os problemas que você listou estão totalmente interligados e são fáceis de resolver!
Vamos arrumar isso passo a passo:
Se você utilizou a ferramenta de "Amostragem" da Análise de Dados do Excel (ou funções matemáticas de aleatoriedade), é completamente normal que os seus valores fiquem diferentes dos do professor ou de outros alunos! A amostragem aleatória "sorteia" resultados únicos cada vez que é executada. Isso não é um erro seu.
Aqui está a raiz do problema com a sua frequência. A regra da função FREQUÊNCIA é que a coluna de "Bins" (matriz de intervalos) deve conter o limite máximo exato de cada faixa.
Pela sua coluna Q, você quer agrupar valores grandes (na casa das centenas e milhares). Porém, se você olhar a coluna R (Bins do Excel), vai notar que os valores estão configurados como decimais minúsculos (-0,1; -0,05; 0; 0,05; 0,1). Acredito que aqui tenha havido uma confusão com a escala do "Lucro padronizado" da coluna O.
Como corrigir:
Você precisará digitar manualmente os limites superiores corretos na coluna R, baseando-se no que você escreveu na coluna Q. Ficará assim:
(500, 0), o ideal seria (-500, 0) para manter a lógica visual!)Isso é uma consequência direta do passo anterior! Como os seus Bins originais terminavam em 0,1, o Excel olhou para a sua "Amostra de produto" (que tem números como 13,59 e 282,16) e percebeu que quase todos eles eram maiores que 0,1. Então, ele jogou tudo na última célula "sobrante", resultando nesse número alto (305).
Assim que você arrumar a coluna R com os milhares (como mostrei no passo 2), a coluna S (Frequência) vai se atualizar sozinha e redistribuir a contagem corretamente pelas faixas!
Você utilizou o atalho de Matriz (selecionando todo o intervalo e apertando Ctrl + Shift + Enter) para criar a coluna de Frequência, ou está usando a versão mais recente do Excel (Microsoft 365) que já "espalha" os resultados para as linhas de baixo automaticamente?