Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Fórmulas DAX: Encontrar um valor máximo de medida

Olá, Já revirei a Internet em busca de uma solução mas nada está funcionando para a minha dúvida. Gostaria de uma ajuda. Seguinte, tenho uma tabela que relaciona "FILIAL","DATA","CÓDIGO DO CLIENTE" e "SALDO", eu preciso chegar ao valor máximo do saldo por data de todos esses clientes somados por filial, para saber qual foi o saldo máximo geral de cada filial.

A soma por data eu consegui efetuar através do DAX com CALCULATE, porém eu não sei como chegar ao valor máximo desse somatório. Tudo que eu já tentei só me retorna o máximo do SALDO. Estou compartilhando o arquivo caso alguém consiga me dar uma luz.

Para exemplificar segue um recorte, onde em MAX eu gostaria de retornar o valor mais alto de 'Soma por dia'/'Filial".

Recorte do comportamento de SUM e MAX

Se alguém puder me ajudar eu ficaria muito feliz, e considero um conteúdo super válido.

https://drive.google.com/file/d/1L5xXMp08WMhDM-y52DWG3kdgRrj0OzHY/view?usp=share_link

1 resposta
solução!

Oi, Gustavo, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

O link que você compartilhou em sua postagem não está permitindo acesso. Contudo, acredito que a função MAXX do DAX pode te ajudar nesse caso. A função MAXX retorna o maior valor em uma coluna de uma tabela ou em uma expressão avaliada em uma tabela.

Aqui está um exemplo de como você pode usar a função MAXX:

MaxSaldoPorDia = 
CALCULATE(
    MAXX(
        SUMMARIZE(
            Tabela, 
            Tabela[DATA], 
            "SomaPorDia", 
            SUM(Tabela[SALDO])
        ), 
        [SomaPorDia]
    ),
    ALLEXCEPT(Tabela, Tabela[FILIAL])
)

Neste exemplo, a função SUMMARIZE está criando uma tabela resumida que inclui a data e a soma do saldo para cada dia. Em seguida, a função MAXX está retornando o maior valor da coluna "SomaPorDia" dessa tabela resumida. A função CALCULATE está modificando o contexto de filtro para incluir todas as filiais, exceto a filial atual no contexto de filtro.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!