1
resposta

Duvida formula power query (else IF)

Boa tarde,

Estou patinando para criar uma coluna condicional, tenho uma base com uma data de baixa, que deve estar vazia para entrar nessa condicional, e estando vazia faço um cálculo com a data do SLA, se é maior ou menor que uma coluna com a data de hoje.

Mas quando coloco o código para rodar, apenas o else aparece, ou seja o "-".

if [Data de Baixa] = null and [data SLA] <= [Hoje] then "Dentro do prazo" 
else if [Data de Baixa] = null and [data SLA] >= [Hoje] then "Fora do prazo" else "-"
1 resposta

Oi, Marcelo! Tudo certo?

O código que você compartilhou parece estar correto, ao testá-lo em meu Power Query, obtive sucesso:

Tabela composta por quatro colunas ('Data de Baixa', 'Data SLA', 'Hoje' e 'Resultado'), no Power Query

No entanto, como não tivesse acesso à estrutura da sua tabela e à base de dados, criei apenas um exemplo para realização de testes. Sendo assim, podem haver diferentes entre os nossos cenários.

Se apenas o hífen "-" está aparecendo, é possível que a condição que você está testando não esteja sendo atendida, ou seja, a [Data de Baixa] não é nula ou a [data SLA] não é nem maior ou igual, nem menor que [Hoje].

Um caminho que você pode fazer para testar é criar condições separadas para cada caso e ver qual delas está falhando, assim como ilustro nos exemplos abaixo:

if [Data de Baixa] = null then "Data de Baixa é nula" else "Data de Baixa não é nula"
if [data SLA] <= [Hoje] then "Data SLA é menor ou igual a Hoje" else "Data SLA é maior que Hoje"
if [data SLA] > [Hoje] then "Data SLA é maior ou igual a Hoje" else "Data SLA é menor que Hoje"

Observação: para evitar conflitos, removi o sinal de igual em [data SLA] > [Hoje]. Dessa maneira, garantimos que, caso a data do SLA seja igual a hoje, ainda estaremos dentro do prazo.

Com isso, você poderá ver qual das condições está falhando e corrigir o problema!

Além do mais, recomendo analisar os tipos de dados que fazem parte da sua tabela — dependendo do contexto, isso pode desencadear conflitos, então certifique-se de que as datas estão sendo tratadas como datas (e não como texto ou outro tipo de dados) e a inexistência de dados em [Data de Baixa] realmente ocorre (com a indicação de valores null).

Espero que dê tudo certo, Marcelo! Vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Abraços.