Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Dúvida: Formas de Pagamentos X ID's dos Pedidos

Eu fiquei sem entender sobre a relação entre as tabelas olist_pedidos e

Powerquery da tabela olist_pagamentos: 1000 pedidos registrados

Filtrando somente pela tabela Olist_pagamentos a conta fecha sendo representado ali os 1000 pedidos que representam o total das formas de pagamentos cruzados com os orders ID da mesma).

Cruzando somente os dados da olist_pagamentos, a conta fecha

Porém se cruzarmos a forma de pagamento da olist_pagamentos com order-id da tabela olist_orders(olist_pedidos) ou olist-itens_pedidos, chegamos a valores diferentes nos totais de cada conjunto.

três orders id diferente para as tabelas olist_pagamentos, olist_pedidos e olist_itens_pedidos

Analisando intuitivamente eu faria um diagrama de venn para testar se a olist_pedidos seria onde estão todos os id_pedido(99441 pedidos) e tentaria compreender o porquê de esse quantitativo não ter se replicado nas demais tabelas, especialmente a de pagamentos.

Dúvida 1: isso seria uma questão de modelagem de dados ou backend?

Dúvida 2: esse seria um caso onde é necessário conversar com as partes responsáveis sobre o como estes dados estão sendo armazenados?

3ª questão: eu não me sentiria a vontade para alterar a cardinalidade e sentido entre as tabelas até compreender o porque de existir diferentes quantidades de orders_id. Seria possível eu colocar como um para muitos ou um para um sabendo que determinadas tabelas tem uma quantidade maior de pedidos do que as outras?

última dúvida, seria melhor eu conversar com pares, seniors e superiores para compreender melhor a situação e saber se é algo que posso tratar sozinho ou se precisaria envolver outras áreas e equipes para ai sim eu pensar em fazer a modelagem dos dados?