Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Formação das Hipóteses

Olá, pessoal!

No curso "Formação: Estatística com Python", aprendi que as hipóteses devem contemplar todas as possibilidades. Aplicando esse princípio a esta aula, entendi que, se a hipótese alternativa (Ha ou H1) for "μ < 30 minutos", a hipótese nula (H0) deveria ser "μ ≥ 30 minutos", de forma que todas as possibilidades estivessem cobertas.

Entretanto, na aula, as hipóteses foram definidas como:

Ha: μ < 30 H0: μ = 30 Isso não parece cobrir todas as possibilidades, pois valores de μ > 30 não estão explicitamente contemplados.

Minha dúvida é: Devo reconsiderar a explicação do curso anterior e aceitar que, em alguns casos, as hipóteses não precisam cobrir todas as possibilidades, ou seria necessário corrigir o H0 para "μ ≥ 30" para atender a esse princípio?

Agradeço desde já pela ajuda! :)

2 respostas
solução!

Oii, Felipe! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

A ideia de cobrir todas as possibilidades é válida, mas a forma que se faz pode variar dependendo do contexto do teste. A hipótese nula (H₀) é formulada como uma igualdade, que é uma prática comum em testes estatísticos. A hipótese alternativa (H₁), por outro lado, é formulada para refletir a direção do que estamos tentando provar ou investigar.

Em H₀: μ = 30 (a média é igual a 30 minutos) a hipótese nula declara que o tempo médio de resposta são exatos 30 minutos. Já em H₁: μ < 30 (a média é menor que 30 minutos) a hipótese alternativa, sugere que é menor. Ao rejeitar a hipótese nula, é consequentemente considerado a possibilidade de que a média possa ser menor que 30 minutos, o que não é o contexto do teste.

E caso você aplique a sua abordagem da hipótese nula H₀: μ ≥ 30, será válido porque além de cobrir explicitamente a possibilidade segue a ideia de ser maior que 30 minutos. O importante nisso tudo é que a formulação da hipótese esteja alinhada com o teste que deseja fazer.

Espero ter ajudado e desejo bons estudos, Felipe!

Parabens pelo curso e exemplos didáticos. Porém, confesso que neste exemplo de software fiquei com duvida. Entendi o codigo e resultado, contudo fiquei na duvida na formulacao das hipoteses. Penso que se quero testar se a media é menor que 30, meu h0 seria que é na verdade maior ou igual. E o h1, que seria menor.