3
respostas

Duvida fora da Alura

Tenho uma duvida, que não entra em curso nenhum, mais por exemplo, eu fiz um sistema para teste, de compra e venda, e tenho forma de pagamento, como cartão debito, cartão credito, dinheiro, boleto, entre mais...

Minha duvida é a seguinte, fiz uma compra de 200 reais, parcelei o valor em 3 veses, a compra foi realizada pelo cartão credito, e irá gerar 3 parcelas automaticamente, essas parcelas eu já posso por o status dela como paga? Porque de um jeito ou outro a compra já foi paga do banco para o cara certo? Então já posso por essas 3 parcelas como Status pago?

3 respostas

Não pode colocar paga de maneira alguma. Mesmo estando paga pelo banco existe a janela para estorno. Há quatro situações em que se pode pedir o cancelamento de uma cobrança: 1 - Você reconhece a compra, mas está arrependido; 2 - Você reconhece a compra, mas ela não foi satisfatória; 3 - Você reconhece a compra, mas há divergência de valor; 4 - Você não reconhece a compra.

Na pergunta: "Porque de um jeito ou outro a compra já foi paga do banco para o cara certo? " Pelo que entendi da sua pergunta, também não poderia fazer essa afirmação, onde que é possível fazer um adiantamento com o banco desse crédito que ganhou, mas pode ter certeza que não foi paga, porque o dinheiro ainda está flutuando Alisson.

Grande abraço, espero ter ajudado.

Opa bom dia Arthur tudo bom? Certo deu para entender, mais então como fazer em questão das parcelas? Por o mesmo exemplo, de 200 reais, paguei no credito, deu 3 parcelas, pro dia 21/09/2017, 21/10/2017, 21/11/2017, então toda vez eu vo ter que entrar no sistema e dar baixas nessa parcela?

Por enquanto terá que dar baixa manual, porém você pode entrar em contato com o banco (Gerente ouTécnico em TI) para te ajudar a homologar os sistemas (Banco + Pessoal), desta forma o sistema dará baixa automaticamente nas parcelas quando o dinheiro não estiver mais em float e sim na debitado na conta.

Esse exemplo que estou dando é para 2 sistemas (Banco do cartão de crédito e sistema financeiro próprio).

Esse tipo de homologação é muito comum e utilizada para sistemas de eventos, onde o financeiro precisa identificar com velocidade as receitas e gastos de forma integrada com o banco.