3
respostas

[Dúvida] font-size do elemento p

Bom dia, tudo bem?
Gostaria de tirar uma dúvida sobre o css, sobre a estilização da tag p, no vídeo depois que ela arruma para a medida correta de p que seria 24px parece que ocupada bem menos espaço na tela, eu arrumei igual. A tag h1 parece igual ao vídeo mas como nos prints mesmo colocando a medida correta no p parece que ocupa bem mais espaço na minha tela do que no vídeo, eu testei no trabalho também e ficou da mesma forma, o zoom do meu navegador está normal em 100%, no vídeo nem ativa a rolagem da tela e no meu já ativa mesmo que sdja pouco, então gostaria de verificar se perdi algum detalhe ou está certo mesmo e ao longo do curso vai ficar normal, obrigado!

3 respostas

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, João Pedro! Tudo bem?

Essa é uma dúvida muito comum quando estamos começando no Front-end. O que você está sentindo — de que o seu layout parece "maior" ou ocupa mais espaço que o do vídeo, mesmo com os valores de CSS idênticos — geralmente não é um erro no seu código, mas sim uma questão de resolução de tela e densidade de pixels.

Por que isso acontece?

Quando definimos um tamanho em px (pixels), estamos usando uma unidade absoluta no mundo digital. No entanto, o "espaço" que esses pixels ocupam visualmente depende da resolução do seu monitor:

• Resolução do Monitor: Se a pessoa que gravou o vídeo usa um monitor 4K ou uma tela com resolução muito alta (como um MacBook Pro), 24px parecerão pequenos porque há muitos pixels concentrados em um espaço físico reduzido.
  • Densidade de Pixels (DPI/PPI): Em monitores padrão (Full HD), os pixels são fisicamente maiores, então o texto parece ocupar mais espaço na tela.

O que verificar no seu código:

Analisando seu print do VS Code, o código está perfeito e segue as boas práticas. Mas, para garantir que nada está "empurrando" seu texto para baixo e ativando a rolagem, verifique estes dois pontos:

1. Line-height: Às vezes, o parágrafo p herda uma altura de linha muito grande. Você pode tentar adicionar line-height: 1.5; (ou um valor aproximado) dentro da regra do p para ver se o texto fica mais compacto.
  2. Reset de CSS: Verifique se você resetou as margens padrões. O navegador adiciona margens automáticas ao h1 e ao p. Se você não as zerou, elas se somam e ocupam espaço extra:
* {
    margin: 0;
    padding: 0;
    box-sizing: border-box;
}

Fique tranquilo!

Se o seu zoom está em 100% e o código está igual ao da aula, você não perdeu nenhum detalhe. Conforme você avançar no curso, verá que usamos unidades relativas (como rem e em) e Media Queries justamente para resolver esse problema, permitindo que o site se adapte a diferentes tamanhos de tela e resoluções sem quebras.

Seu layout está ficando ótimo e as cores estão muito bem aplicadas!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Você já chegou a abrir o "Inspecionar Elemento" (F12) no navegador para ver se o parágrafo está com alguma margem laranja ao redor dele? Isso pode te mostrar exatamente quem está ocupando esse espaço extra!