Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Fiquei com uma duvida

import java.time.LocalDate;
import java.time.format.DateTimeFormatter;

public class Main {
    public static void main(String[] args){
        LocalDate  dataEvento = LocalDate.of(2026,8,16);
        LocalDate diaAtual = LocalDate.now();
        DateTimeFormatter formato =  DateTimeFormatter.ofPattern("dd/MM/yyyy");

if(diaAtual.isBefore(dataEvento)){
            System.out.println("Data atual: " + diaAtual.format(formato));
            System.out.println("O evento ainda esta por vir " + dataEvento.format(formato));

} else {
            System.out.println("O evento ja ocorreu: "  + dataEvento.format(formato));
        }
    }
}

FIquei uma duvida na formataçao pois na resoluçao do exercicio a formataçao ficou diferente gostaria de saber se tem algum problema o jeito que eu formatei

1 resposta
solução!

Oi, Jonatas. É ótimo ver que você está praticando e criando sua própria lógica.

Não existe problema algum na maneira como você formatou o seu código. Na verdade, a sua abordagem é muito comum no dia a dia do desenvolvimento.

A principal diferença é o momento em que a formatação acontece:

1. Na resolução: O instrutor criou variáveis extras (como dataEventoFormatada) para armazenar o texto já transformado. Isso ajuda a deixar o comando System.out.println mais curto.
  2. No seu código: Você aplicou o método .format(formato) diretamente dentro do System.out.println.

Ambas as formas funcionam perfeitamente. A sua maneira economiza linhas de código e evita a criação de variáveis que seriam usadas apenas uma vez.

Dica para o futuro:

Se o seu programa crescer e você precisar exibir a mesma data formatada em vários lugares diferentes, a ideia da resolução (armazenar em uma variável) pode ajudar a evitar repetições. Mas, para este exercício, seu raciocínio está correto e demonstra que você entendeu como aplicar o objeto formatador.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!