Eu gostaria de entender os serviços de nuvem, poderia dar exemplos práticos dos serviços de nuvem, IaaS, PaaS, SaaS, Serverless?
Eu gostaria de entender os serviços de nuvem, poderia dar exemplos práticos dos serviços de nuvem, IaaS, PaaS, SaaS, Serverless?
Olá, José! Tudo joia?
Vou explicar cada um deles e dar exemplos alguns para tentar auxiliar melhor no seu entendimento.
IaaS (Infraestrutura como Serviço): Nesse modelo, você aluga uma infraestrutura de TI, como servidores, armazenamento e rede, de um provedor de serviços em nuvem. Um exemplo prático seria a Amazon Web Services (AWS), onde você pode alugar servidores virtuais (EC2) para hospedar seu aplicativo ou site.
PaaS (Plataforma como Serviço): Aqui, o provedor de nuvem fornece um ambiente de desenvolvimento, teste e fornecimento de aplicativos, além de gerenciar a infraestrutura de servidores. Um exemplo é o Heroku, que permite que desenvolvedores criem e implantem aplicativos web sem se preocupar com a configuração ou gerenciamento dos servidores.
SaaS (Software como Serviço): Nesse modelo, você acessa um aplicativo de software pela internet, sob demanda, geralmente por meio de uma assinatura. Um exemplo prático é o Google Drive, onde você pode criar e editar documentos, planilhas e apresentações sem precisar instalar nenhum software no seu computador.
Serverless (Sem Servidor): Essa categoria se concentra na criação de funcionalidades de aplicativos sem a necessidade de gerenciar servidores ou infraestrutura. Um exemplo é o AWS Lambda, onde você pode escrever funções de código que são executadas apenas quando acionadas por eventos, como uma requisição de rede.
Espero que esses exemplos tenham ajudado a entender melhor os serviços de nuvem. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!
Grande abraço e bons estudos!