1
resposta

[Dúvida] Filtro para cardinalidade muito para muito Power Bi

Estou fazendo um dashboard, estou com uma pequena dúvida, tenho dois cards, a quantidade de planos cadastrados e a quantidade de ações decorrentes desses planos, eu criei um filtro para fazer a pesquisa do ano de proposição das ações, e queria que esse filtro pegasse a quantidade de planos cadastrados e a quantidade de ações.

Para isso, criei uma coluna que pega a data de cadastro da plano e mesclei para a tabela que possui as ações, depois fiz o modelo de relação entre as duas colunas de datas, o power BI permitiu somente a cardinalidade de muitos para muitos, e mantive o filtro cruzado .

Quando aplico o filtro ele determina corretamente a quantidade de ações para o ano, mas não infere a quantidade correta de planos cadastrados.

Será que poderiam me dar um auxílio?

1 resposta

Oii, Maria! Como vai?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Isso pode estar acontecendo porque, na relação de muitos para muitos, o Power BI não consegue determinar automaticamente qual tabela deve ser filtrada, o que pode levar a resultados inesperados.

Como me parece ser um projeto externo aos cursos que temos, consigo te sugerir algumas coisas por não estar inserida no contexto da tabela.

Por exemplo, experimente criar medidas específicas para calcular a quantidade de planos cadastrados e a quantidade de ações, utilizando funções DAX que considerem corretamente as relações entre as tabelas. Uma medida que utilize a função CALCULATE para ajustar o contexto de filtro. E na medida de planos cadastrados, use a função ALL para remover o filtro da tabela de ações, garantindo que o cálculo considere todos os planos cadastrados, independentemente do filtro aplicado às ações.

Após criar essas medidas, substitua os valores nos seus cards pelas medidas criadas. Isso deve ajudar a garantir que os filtros sejam aplicados corretamente em cada card.

Espero ter ajudado que a sugestão te ajude!

Bons estudos, Maria!