3
respostas

[Dúvida] Filtro de datas no Power BI

Olá, tudo bom?

Estou com um problema para criar um filtro nas datas do meu dashboard.

Contexto: Eu trabalho no rh de uma empresas e criei um dash para visualizar todos os feedbacks dos treinamentos dos colaboradores que nós fazemos. Porem existem meses onde nós temos 2 treinamentos do mesmo seguimento, Ex: tivemos um no dia 02/04 e outro no dia 15/04. As turmas possuem em média 20 participantes.

Problema: Na hora que eu criei um filtro, ele esta apresentando todos os dias do mês, mas eu só quero que ele apresente as datas que tivemos os treinamentos, de que forma eu posso fazer para apresentar somente as datas que tiveram os treinamentos?

Base de dados:Eu extraio um relatório padrão da plataforma, onde cada linha apresenta a resposta de cada funcionário e cadas funcionário terá diversas linhas devido a inumeras pautas ao longo do dia. As coluna de data esta separada pela data de inicio do treinamento, estou usando essa para saber quando o treinamento começou.

Nome das colunas: Tabela: "Avaliação de Reação" Coluna da data: "Data Inicio Turma"

Imagino que o contexto ficou ok, mas pode me chamar. Agradeço desde já, Felipe.![](Foto do filtro do dashboard, ele mostra o tópico "Mês", seguido do resultado do filtro em "Janeiro", seguido pelas datas de "1" a "3"

3 respostas

Oii, Felipe, tudo bom?

Como é um projeto externo ao curso, consigo apenas te orientar com sugestões para você poder testar em seu projeto. Então segue alguns pontos para testes:

1. Caso não tenha, crie uma nova tabela usando DAX, que contenha apenas as datas únicas. Segue um exemplo, mas ajuste de acordo com o seu projeto:

DatasTreinamentos = DISTINCT('Avaliação de Reação'[Data Inicio Turma])

• Para que o filtro funcione corretamente, você precisa criar um relacionamento, usando o ícone Modelo no canto esquerdo do Power BI, entre a nova tabela "DatasTreinamentos" e a tabela original "Avaliação de Reação". O tipo do relacionamento será 1:N ( uma data em "DatasTreinamentos" pode estar associada a várias linhas em "Avaliação de Reação").

E não deixe de revisar se o relacionamento está configurado como "Ativo" e que a direção do filtro é de "DatasTreinamentos" para "Avaliação de Reação" (filtro de 1 para muitos).

• Com a tabela de datas únicas feita, crie um filtro de segmentação no seu dashboard . Arraste a coluna [Data Inicio Turma] da tabela "DatasTreinamentos" (não da tabela "Avaliação de Reação") para o campo da segmentação. Isso fará com que a segmentação mostre apenas as datas únicas, como 02/04/2025 e 15/04/2025 e ajuste a visualização de acordo com o que desejar.
  • Teste o filtro selecionando na segmentação e verifique se os visuais mostram apenas os dados relacionados a data que selecionou.

Espero que seja um bom ponto de partida para você conseguir personalizar da forma que deseja.

Conte sempre conosco no fórum para te auxiliar, até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Deu super certo Nathalia, muitissimo obrigado pela ajuda e por me ensinar isso. Por fim, você tem alguma sugestão de curso do power bi? Vi que tem vários na Alura, mas queria uma recomendação

Oii, Felipe!

Ah que coisa boa, fico feliz que tenha dado certo! \o/ Claro, temos a Formação Inicial Power BI que é boa para começar. Explore ela e veja se faz ou não sentido para você.

Desejo bons estudos e caso tenha dúvidas ou queira compartilhar outros aprendizados, conte com o nosso apoio aqui no fórum.

Até mais, Felipe!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!