olá.. no resumo do modulo de filtros fala que aprendimos "filtro automático no Excel" mas eu não compreendi qual será esse tipo de filtro, poderiam ajudarme por favor ?
obrigada
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá.. no resumo do modulo de filtros fala que aprendimos "filtro automático no Excel" mas eu não compreendi qual será esse tipo de filtro, poderiam ajudarme por favor ?
obrigada
Olá, Joan! Tudo bem?
Essa é uma excelente dúvida! Às vezes, os nomes técnicos do Excel podem confundir um pouco, mas o Filtro Automático é, na verdade, um dos recursos mais populares e úteis que você vai usar como Analista.
É aquele recurso que adiciona pequenas setas (triângulos) no cabeçalho das suas colunas. Ele permite que você oculte temporariamente as linhas que não atendem a um critério, sem apagar os dados.
Diferente do Filtro Avançado (que exige que você crie uma área de critérios separada na planilha), o Filtro Automático cria as opções de escolha baseando-se nos dados que já existem na coluna.
Ao clicar na setinha, o Excel gera automaticamente uma lista de valores únicos. Você pode:
O Filtro Automático é excelente para exploração rápida, mas lembre-se: ele apenas esconde as linhas. Se você fizer uma soma comum (=SOMA) em uma coluna filtrada, o Excel continuará somando as células escondidas. Para somar apenas o que você está vendo na tela, utilize a função SUBTOTAL.
Espero que possa ter lhe ajudado a clarear esse conceito!
Você conseguiu encontrar o botão do "funil" na sua barra de ferramentas ou prefere utilizar o atalho do teclado para ativar os filtros?
Evandro,
gratidão pelo seu tempo para me.repsonder e me ajudar !!! consegui compreender melhor !!!