Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Filtro automático

olá.. no resumo do modulo de filtros fala que aprendimos "filtro automático no Excel" mas eu não compreendi qual será esse tipo de filtro, poderiam ajudarme por favor ?

obrigada

2 respostas

Olá, Joan! Tudo bem?

Essa é uma excelente dúvida! Às vezes, os nomes técnicos do Excel podem confundir um pouco, mas o Filtro Automático é, na verdade, um dos recursos mais populares e úteis que você vai usar como Analista.

O que é o Filtro Automático?

É aquele recurso que adiciona pequenas setas (triângulos) no cabeçalho das suas colunas. Ele permite que você oculte temporariamente as linhas que não atendem a um critério, sem apagar os dados.

Como ativar:

1. Selecione qualquer célula dentro da sua tabela de dados.
  2. Vá até a guia Dados na barra superior.
  3. Clique no botão Filtro (que tem o ícone de um funil).
  • Atalho de teclado: Ctrl + Shift + L.

Por que ele é chamado de "Automático"?

Diferente do Filtro Avançado (que exige que você crie uma área de critérios separada na planilha), o Filtro Automático cria as opções de escolha baseando-se nos dados que já existem na coluna.

Ao clicar na setinha, o Excel gera automaticamente uma lista de valores únicos. Você pode:

• Filtrar por texto: Ex: Mostrar apenas "Camisetas".
  • Filtrar por número: Ex: Mostrar valores "Maiores que 100".
  • Filtrar por cor: Se você coloriu células manualmente, pode filtrar apenas as amarelas, por exemplo.

Dica de Analista:

O Filtro Automático é excelente para exploração rápida, mas lembre-se: ele apenas esconde as linhas. Se você fizer uma soma comum (=SOMA) em uma coluna filtrada, o Excel continuará somando as células escondidas. Para somar apenas o que você está vendo na tela, utilize a função SUBTOTAL.

Espero que possa ter lhe ajudado a clarear esse conceito!

Você conseguiu encontrar o botão do "funil" na sua barra de ferramentas ou prefere utilizar o atalho do teclado para ativar os filtros?

solução!

Evandro,

gratidão pelo seu tempo para me.repsonder e me ajudar !!! consegui compreender melhor !!!