Oi, Wanderley! Tudo bem?
No processo de design e desenvolvimento de projetos responsivos, é realmente essencial que o projeto no Figma, ou qualquer outra ferramenta de design, já contemple as diferentes resoluções de tela.
No mundo real, o ideal é que o designer crie layouts para diferentes pontos de quebra (breakpoints), que são os tamanhos de tela onde o layout muda para se adaptar melhor ao dispositivo. Geralmente, esses breakpoints são baseados em tamanhos de dispositivos comuns, como:
- Telas pequenas (smartphones): até 600px
- Telas médias (tablets): 600px a 1200px
- Telas grandes (desktops): acima de 1200px
Por exemplo, no Figma, podemos criar diferentes frames para cada um desses tamanhos e ajustar o design de acordo, o que inclui definir como os elementos se reorganizam, quais tamanhos de fontes usar, como os espaçamentos mudam, etc. Aqui está um exemplo prático de como isso pode ser feito:
Criação de Frames no Figma:
- Criar um frame para cada breakpoint: um para mobile, um para tablet e um para desktop.
- Ajustar o layout em cada frame para garantir que ele fique bom em todas as resoluções.
Definição de Breakpoints no CSS:
- No código CSS, podemos usar media queries para aplicar estilos diferentes com base no tamanho da tela, por exemplo:
/* Estilos para telas grandes (desktops) */
@media (min-width: 1200px) {
.container {
padding: 20px;
}
}
/* Estilos para telas médias (tablets) */
@media (min-width: 600px) and (max-width: 1199px) {
.container {
padding: 15px;
}
}
/* Estilos para telas pequenas (smartphones) */
@media (max-width: 599px) {
.container {
padding: 10px;
}
}
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!