Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Figma

Estava estudando sobre html e css e fiquei com duvida sobre o figma, tipo eu posso desenvolver toda a parte visual do meu site no figma e depois trasnportar para o código de fato seria isso a utilização do figma?

3 respostas

Oi, Alex.

Você entendeu bem a ideia. O Figma não é usado para programar, e sim para projetar a interface do site ou aplicativo.

O que o Figma faz

• É uma ferramenta de design de interfaces.
  • Permite criar protótipos visuais: botões, menus, cores, tipografia, disposição dos elementos na tela.
  • Dá para simular a navegação entre telas (fluxo do usuário).
  • É colaborativo: várias pessoas podem trabalhar juntas no mesmo projeto.

Relação com HTML e CSS

• O que você faz no Figma é como um “rascunho interativo” de como seu site vai ficar.
  • Depois, ao programar com HTML e CSS, você vai reproduzir no código aquilo que desenhou no Figma.
  • O Figma não gera automaticamente um site pronto.

O fluxo geralmente é:

1. Designer (ou você mesmo) cria o layout no Figma.
  2. Esse layout serve como guia visual.
  3. O desenvolvedor implementa em HTML, CSS e JavaScript, traduzindo o design em código real.

Ou seja, sim: você pode desenvolver toda a parte visual no Figma e depois transportar para o código. O Figma é a “maquete digital” do seu site, e o HTML/CSS é a construção real.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Tem mais alguma opção para se usar alem do Figma?

solução!

Oi, Alex!

Algumas opções práticas são:

• Adobe XD: parecido com o Figma, serve para criar protótipos e interfaces.
  • Sketch: muito usado no macOS, também para design de interfaces.
  • Canva: mais simples, mas pode ajudar na parte visual básica.

Todas essas ferramentas têm a mesma ideia: você monta o layout visual e depois implementa em código manualmente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!