Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Ficou confuso replicar

Olá, boa tarde a todos

Eu estou dando seguimento aos estudos em php e não consegui sozinho montar o código como o Vinicius fez, isso na etapa: "faça como eu fiz > 02.PHP com HTML", tive que voltar e ir fazendo seguindo os passos do Vinicius pausando a vídeo aula.

Eu fiz o curso "PHP e MySQL: criando sua primeira aplicação web" e neste já é orientação a objeto logo de cara, acho que minha mente ainda estava um pouco na logica orientada e por isso eu me confundi um pouco.

Isso não é uma crítica ao curso atual nem a didadica do Vinicius, pq sei que ele primeiramente quer mostrar funcionando para depois demonstrar a orientação a objetos e o padrão MVC, ele cita várias vezes "estou fazendo errado, logo vamos deixar certo" durante o código fazendo ctrl+c e ctrl+v e usando os metodos $_GET de forma rudimentar.

Minha dúvida é como saber se eu estou progredindo da maneira correta?, se estou de fato conseguindo absorver o conteúdo para programar fora das aulas. Durante as aulas tudo faz muito sentido, consigo entender a lógica e o código, sempre replico o código com o instrutor e fico analisando caso eu não entenda muito, respondo os questionários e evito de seguir o conteúdo caso não sinta que entendi minimamente o que foi abordado, mas fico me perguntando se de fato estou aprendendo e se seguir desta forma seria o ideal.

Queria saber se algum colega aqui da comunidade podia me passar algum método de estudo, se esse tipo de dúvida é normal, se teria como eu botar em pratica fora do escopo da aula para conseguir aplicar algo, ou apenas um breve relato de como estuda me ajude. Resumindo, queria seguir estudando com responsabilidade. Sei que o que estou perguntando aqui pode ser um pouco dúbio, então já peço desculpas de antemão se esse não é o espaço adequado para esse tipo de dúvida.

2 respostas
solução!

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Primeiramente, quero dizer que suas dúvidas são completamente normais e fazem parte do processo de aprendizado. A transição de uma lógica mais estruturada para uma lógica orientada a objetos pode ser um desafio, mas é um passo importante na sua jornada como desenvolvedor.

A melhor maneira de verificar se você está progredindo corretamente é tentar aplicar o que aprendeu em um projeto próprio. Isso não precisa ser nada complexo, pode ser algo simples como um formulário de cadastro ou um pequeno sistema de gerenciamento de tarefas. O importante é que você tente fazer isso sem olhar as aulas e veja até onde consegue ir. Se você encontrar dificuldades, pode voltar e revisar o conteúdo que está tendo problemas.

Outra dica é tentar explicar o que aprendeu para outra pessoa. Isso pode ser um amigo, um colega de estudos ou até mesmo um bichinho de pelúcia. A ideia é que, ao tentar explicar o conceito para outra pessoa, você solidifica seu próprio entendimento.

Além disso, participar de comunidades de desenvolvedores, como fóruns e grupos de discussão, pode ser muito útil. Você pode compartilhar suas dúvidas, ver como outras pessoas resolveram problemas semelhantes e até mesmo ajudar outras pessoas, o que também é uma ótima maneira de aprender.

Sobre a atividade "Para saber mais: a função filter_input", a ideia é que você entenda como essa função funciona e como ela pode retornar diferentes valores (false ou null) dependendo do resultado da validação. Isso é importante para que você possa escrever código que lide corretamente com esses diferentes cenários.

Por exemplo, você poderia ter um código que verifica se o valor retornado pela função filter_input é false e, em caso afirmativo, exibe uma mensagem de erro. Se o valor for null, você poderia exibir uma mensagem diferente, indicando que nenhum valor foi fornecido.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado pela resposta, vou tentar ensinar minha namorada a programar em php kkk, também vou procurar algum projeto do 7days of code ou dos challanges pra tentar me manter na pegada.