Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Feedback efetivo

Uma dificuldade que eu tenho é quando estou conversando com alguém que fala bastante e, por algum motivo, eu preciso interromper. Geralmente fico sem jeito, não sei como fazer isso direito e acabo parecendo meio grosseiro. O que dá pra fazer nesses casos?

1 resposta

Eu acho que depende muito do seu jeito de ser e conversar, e também de quem é a pessoa que está ouvindo.

Eu amo falar, mas sei que às vezes posso falar muito sem nem perceber. Quando isso acontece, eu gosto que alguém me dê um toque e tente sair do assunto. Inclusive, antes de iniciar uma conversa, eu mesma digo para que me dêem um toque caso eu esteja falando demais. Não é cortar a minha conversa, mas tipo... Encontrou uma brechinha entre uma frase e outra, aproveite o momento e fale alguma coisa educadamente, que eu vou entender o recado.

Quando acontece o contrário (de alguém estar falando demais em uma conversa em que estou inserida), eu tento ao máximo pensar em como eu gostaria de ser chamada atenção naquela situação. Então, novamente, quando encontro uma brechinha entre falas, eu digo algo como "o papo está muito bom, mas acabei de olhar as horas e vi que preciso ir porque tenho um compromisso daqui a 30 minutos". Ou então só digo algo mais direto como "amigx, peço desculpas, mas preciso ir agora. Mas foi um prazer te encontrar, me passa o seu instagram/facebook que assim que eu chegar em casa, te mando uma mensagem".

Confia em mim, o tom que você comunica a sua mensagem diz mais do que a mensagem em si. É claro que devemos colocar em uma balança os pesos e as medidas, mas se você está se comunicando sem usar uma linguagem passivo-agressiva e sem usar um tom muito cortante, a pessoa não vai entender que você foi grosseiro. ;)