Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Faculdade é obrigação pra DEV?

Ao mesmo tempo que o podcast foi reconfortante no quesito: "não desista"; me senti um pouco perdida quando a convidada explicou sobre a entrada no mercado de trabalho, a todo momento ela reforça a importância e a necessidade de graduação, mesmo que não em TI, mas o quanto é importante pra somar. Mas, não é meu objetivo no momento fazer nenhum tipo de graduação, no cenário atual não posso investir em 5/4 anos de graduação e estou me arremessando como um míssil no mercado iniciando por etapas aqui na alura com as trilhas! Atuo há 2 anos de forma indepentende desenvolvendo sites e automações somente com IA, sem nunca ter mexido em um código manualmente, só via prompts, e estou começando um negócio voltado pra essa área onde quero me profissionalizar mais no tema, então decidi vir pra Alura em busca de conhecimento e formação na área!

Desculpe a pergunta talvez ignorante, mas... o mercado é fechado em opções se não tivermos nenhuma graduação? Somente a Alura não nos daria essa possibilidade de ter oportunidades como Dev Junior? Os projetos que faremos como o "jogo do numero secreto" contam positivamente no nosso portfólio e currículo? A Alura sozinha não será suficiente?

1 resposta

Oi, Larissa! Tudo bem?

A faculdade pode ser um diferencial, mas não é uma obrigação para se tornar uma desenvolvedora. Muitas empresas valorizam bastante a experiência prática, projetos realizados e o portfólio que você constrói ao longo do tempo. E é aí que a Alura pode ser uma grande aliada para você.

Os projetos que você realiza durante os cursos (e fora deles também) são ótimos para mostrar suas habilidades práticas. Eles demonstram sua capacidade de aplicar o que aprendeu e resolver problemas, algo muito valorizado no mercado. Além disso, ter um portfólio no GitHub com esses projetos pode ser um grande diferencial na hora de buscar uma vaga.

Contudo, sabemos que existem algumas empresas que valorizam uma graduação para alguns cargos. Sem contar que, existem estágios que obrigatoriamente você precisa estar matriculada em um curso de graduação, como estágios em grandes bancos, por exemplo. Ainda mais que existe uma lei que determina que grandes empresas reservem parte de seus cargos para estagiários.

O que eu recomendo é: pesquise pelas vagas e empresas que você gostaria de trabalhar, analise os requisitos. Assim você saberá o perfil de candidatura delas e poderá tomar uma decisão melhor.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado