1
resposta

[Dúvida] Faça como eu fiz: Jornada de usuário vs Agilidade

Eu não consigui realizar esta atividade. Eu entendi nas aulas que a gestão de projetos está mais voltada a cumprir prazos e tem o foco nas funcionalidades técnicas. Enquanto a gestão de produtos foca mais na satisfação do cliente, ou seja, foca no valor a ser entregue para o cliente, contudo, mesmo assim, não sei como posso realizar esta atividade!

1 resposta

Olá, Felipe! Tudo certo?

Para começar, é importante escolher um exemplo de projeto e um exemplo de produto. Vamos usar exemplos simples para facilitar:

1. Projeto: Desenvolvimento de um novo software para uma empresa.
  2. Produto: Um aplicativo de meditação disponível para o público em geral.

Agora, vamos comparar a entrega de valor entre eles:

• Gestão de Projetos: No desenvolvimento do software para a empresa, o foco principal está em cumprir prazos e atender às especificações técnicas definidas no início. O valor é entregue ao cliente (a empresa) quando o software está concluído e funcionando conforme o esperado. A satisfação do cliente está ligada à eficiência e à eficácia do projeto em atender suas necessidades específicas.

• Gestão de Produtos: No caso do aplicativo de meditação, o foco está na experiência do usuário final. O valor é entregue continuamente através de atualizações que melhoram o aplicativo com base no feedback dos usuários. Aqui, a satisfação do cliente está mais relacionada à usabilidade, à interface intuitiva e à capacidade do aplicativo de realmente ajudar na meditação.

A diferença crucial está em como o valor é percebido e entregue. Em projetos, o valor é muitas vezes visto como algo que precisa ser entregue de uma só vez, enquanto em produtos, o valor é algo que evolui ao longo do tempo, com melhorias contínuas.

Espero que essa explicação te ajude a realizar a atividade. Bons estudos!