Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Faça como eu fiz: explorando probabilidades

Enviei o prompt a seguir:

Me dê o percentual de probabilidade das 5 palavras mais e menos prováveis de serem sugeridas para completar a frase incompleta que enviarei abaixo. Nesse primeiro momento me confirme se entendeu o comando, após esse retorno, envio a frase e você me responde com os dados.

Tive a seguinte resposta:

*"Entendi o comando, mas preciso ajustar um ponto importante: eu não consigo calcular nem fornecer percentuais reais de probabilidade (nem para palavras mais prováveis nem menos prováveis) para completar uma frase.

Se você quiser, posso fazer isso de duas formas seguras:

uma simulação ilustrativa de possíveis continuações com “mais comuns vs menos comuns”, sem percentuais reais; ou
te ajudar a entender como funciona essa ideia de probabilidade e temperatura em modelos de linguagem.

Quando quiser, pode enviar a frase."*

Após enviei a frase: eu gosto de estudar... e pedi para me entregar a lista com 5 mais prováveis e 5 menos prováveis tendo como base seus padrões.

1. Continuação mais comuns (alta recorrência em linguagem natural)
  • muito
  • para
  • porque
  • matemática
  • para concursos
  1. Continuação menos comuns (baixa recorrência / contexto improvável)
  • dinossauros
  • asteroides
  • alquimia moderna
  • dragões
  • teletransporte

Qual sugestão para melhorar esse comando?

1 resposta

Oi, Edillaine! Como vai?
Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Sua dúvida é muito boa, porque o retorno da IA mostrou um ponto importante: ela não fornece percentuais reais das probabilidades internas, mas consegue criar uma simulação baseada em padrões de linguagem.

Para melhorar o comando, vale deixar claro que você quer uma estimativa ilustrativa, sem exigir números reais do modelo. Uma dica é usar um prompt assim: “Faça uma simulação ilustrativa das 5 continuações mais prováveis e das 5 menos prováveis para a frase ‘eu gosto de estudar...’, considerando padrões comuns da língua portuguesa. Não use percentuais reais; organize em tabela e explique brevemente o critério usado para classificar cada sugestão.”

Esse ajuste ajuda a IA a responder dentro do que ela consegue fazer, sem prometer precisão estatística. Sua investigação ficou bem alinhada com a proposta da atividade, já que mostra como pequenas mudanças no prompt influenciam bastante a qualidade da resposta. Teria algum ponto específico além desse que você gostaria de otimizar em seu prompt?

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Conteúdos relacionados
O que é Engenharia de Prompt e quais as suas principais técnicas? Aprenda a escrever um bom comando para IA
Como criar um prompt: guia completo com dicas