1
resposta

[Dúvida] Faça como eu fiz: contagem condicional

Enquanto estava fazendo a atividadde pensei na possibilidade de tentar minizar a chance de erro na formula e adicionei uma validação de dados na célula onde estaria o valor de comparação para busca, com o intuito de erradicar a falha na formula por erro de digitação. Para a validação de dados utlizei como referência a coluna de categoria na planilha onde estão os dados, percebi que isso fez com que aparecessem valores duplicados para seleção , criando uma lista auxiliar eu resolveria esse problema momentaneamente, pois ao inserir uma categoria nova eu precisaria refazer a coluna auxiliar de referência incluindo a nova categoria na lista. Existe alguma maneira de fazer com que a validação de dados mostre para o usuario os valores de um determinado intervalo de célula sem aparecer valores duplicados?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ei! Tudo bem, Luiz?

Você pode testar a função UNICO()/ UNIQUE(). Um exemplo:

=ÚNICO(Produtos!C4:C42)

E usar o resultado como base da validação (ou colocar essa fórmula em uma área auxiliar e referenciar ela).

O Excel não remove duplicados automaticamente na validação de dados usando um intervalo direto, mas esta função descarta a criação de listas auxiliares. Ela extrai automaticamente apenas os valores distintos de um intervalo.

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.

Espero que dê certo com a sugestão. Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado