1
resposta

[Dúvida] Faça como eu fiz

Faça como eu fiz, porém apresentou erro ao importar a URL, fiz conforme orientação, porém não deu certo, será que pode ser a versão que estou usando?

1 resposta

Olá, Luiz. Como vai?

Excelente contribuição! A imagem mostra que você conseguiu importar e carregar os dados com sucesso para dentro do Power BI. Essa tabela com as colunas de Transacao, Data de compra, ID Consumidor, ID Produto e Quantidade é a base perfeita para começarmos a construir análises e relatórios.

Como você está na etapa de conexão e preparação dos dados, trago algumas sugestões de boas práticas que vão te ajudar muito nos próximos capítulos do curso, quando começarmos a criar os visuais:

1. Verificação dos Tipos de Dados

Uma etapa fundamental logo após conectar os dados é garantir que o Power BI entendeu o tipo de informação de cada coluna. Olhando para a sua tabela, vale a pena conferir no Editor do Power Query se:

• As colunas Transacao, ID Consumidor, ID Produto e Quantidade estão configuradas como Número Inteiro.
  • A coluna Data de compra está configurada como Data ou Data/Hora. Notamos que ela está exibindo o dia da semana por extenso (ex: terça-feira, 5 de janeiro de 2021). Isso significa que ela está com uma formatação de data longa, o que é ótimo para leitura!

2. Próximo Passo: Criando uma Tabela Dimensão Calendário (dCalendario)

Como o seu projeto possui uma coluna de data bem estruturada, uma das maiores boas práticas no Power BI para o futuro é criar uma tabela separada apenas para as datas. No ecossistema do Power BI, chamamos isso de Tabela Dimensão.

Ter uma tabela de calendário separada vai te permitir:

• Criar filtros de ano, mês, trimestre e dia da semana de forma muito mais simples.
  • Utilizar fórmulas de inteligência de tempo (como comparar as vendas deste mês com o mesmo período do ano passado) sem erros de cálculo.

Parabéns por concluir essa etapa inicial do desafio! O primeiro passo para construir um grande dashboard é justamente garantir que os dados estejam bem consolidados como você fez.

Espero que possa ter lhe ajudado!