Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida - Extra

Com base no podcast da Alura sobre UX Research apareceu o termo Product Research, e um dos meninos disse que o Product vem antes. Como é um mundo novo para mim gostaria de tirar algumas dúvidas

  1. UX Research a ênfase está na pesquisa sobre o usuário (entender suas dores); e Product Research a ênfase esta na pesquisa sobre o produto (entender o mercado). Os dois andam junto pra equipe alinhar os desejos da empresa junto ao mercado, e os desejos das pessoas usuárias, correto?
  2. Product Research também é uma disciplina ou está integrada a UX Reseach? Creio que ambos são disciplinas e trabalham ao mesmo tempo e juntos. Ou seja, não tem hierarquia quem vem primeiro.
  3. Esse trabalho ao mesmo tempo não ocorre também com UI Design e Product Design visto que ambos trabalham com interface e prototipação?
  4. Qual seria a diferença entre UI e Product Design? Ainda não ficou nítida pra mim. (SEI QUE NÃO FAZ PARTE DO CONTEÚDO, MAS OS MATERIAIS EXTRAS ME DEIXAM CURIOSA rs)
1 resposta
solução!

Olá, Flavia! Tudo bem?

É perceptível e admirável que esteja curiosa e buscando entender mais sobre esses conceitos. Dessa maneira, vamos lá:

  1. Sim, você está correta. UX Research foca em entender as necessidades, comportamentos e experiências das pessoas usuárias. Já Product Research é mais sobre entender o mercado, a viabilidade do produto, a concorrência, etc. Ambos são essenciais para alinhar os objetivos da empresa com as necessidades de usuários e usuárias e as demandas do mercado.

  2. Product Research e UX Research são disciplinas distintas, mas ambas são partes integrantes do processo de desenvolvimento de produtos. Elas não têm uma hierarquia definida, mas geralmente trabalham juntas e se complementam. Em alguns casos, dependendo da empresa e do produto, uma pode preceder a outra.

  3. UI Design e Product Design também trabalham juntos, mas cada um tem seu foco. UI Design é mais sobre a aparência e a interatividade do produto (como a pessoa usuária interage com o produto, a disposição dos elementos na tela, etc.). E Product Design é uma disciplina mais ampla que envolve não apenas a interface, mas também a funcionalidade do produto, a experiência da pessoa usuária, a viabilidade comercial, etc.

  4. A diferença entre UI Design e Product Design é que UI Design é focado na interface do usuário - como o produto é apresentado e como a pessoa usuária interage com ele. Product Design, por outro lado, é uma disciplina mais ampla que abrange tudo, desde a concepção da ideia do produto até sua entrega ao usuário final. Isso inclui UI Design, mas também UX Design, pesquisa de mercado, teste de produto, etc.

Espero que essas explicações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas, mas qualquer dúvida estou aqui, ok?

Lembre-se, esses campos são inter-relacionados e muitas vezes se sobrepõem, então não se preocupe se parecer um pouco confuso no início. À medida que você ganha mais experiência e conhecimento, tudo se tornará mais claro. =D

Espero ter ajudado!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software