Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] ExperimentalMaterial3Api

Olá, estou acompanhando as aulas, e quando utilizo o TextField (ou OutlinedTextField) a IDE me força a colocar a anotação @OptIn(ExperimentalMaterial3Api::class) em cima do meu composable (HomeScreen).

Eu gostaria de entender qual é o impacto disso no resultado final do app. Vai limitar a compatibilidade com alguns aparelhos? vai limitar o uso de algum recurso, alguma API do android?

Após colocar essa anotação, o código continuou compilando, e aparentemente não teve nenhum problema. Mas fiquei com essa dúvida mesmo.

1 resposta
solução!

Oi Alexandre, tudo bem?

A anotação @OptIn(ExperimentalMaterial3Api::class) é utilizada para indicar que você está optando por utilizar uma API experimental do Jetpack Compose. Isso significa que a funcionalidade que você está utilizando ainda está em fase de testes e pode sofrer alterações no futuro.

No caso específico do TextField e do OutlinedTextField, a anotação é necessária porque esses componentes fazem parte da API Experimental Material3. Essa API é uma versão atualizada do Material Design para o Jetpack Compose e ainda está em desenvolvimento.

Ao utilizar essa anotação, você está indicando que está ciente de que está utilizando uma funcionalidade experimental e que está disposto a lidar com possíveis mudanças ou problemas que possam surgir.

Em relação à compatibilidade com outros aparelhos ou limitação de recursos, é importante lembrar que o Jetpack Compose ainda está em evolução e algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as versões do Android ou em todos os dispositivos. No entanto, a anotação em si não deve causar problemas de compatibilidade, mas sim o uso da funcionalidade experimental em si.

É sempre bom ficar atento às atualizações do Jetpack Compose e verificar se alguma mudança na API experimental afeta o seu código. No momento, como você mencionou, o código está compilando e funcionando corretamente, mas é importante estar preparado para possíveis mudanças no futuro porque a tecnologia está sempre evoluindo e mudando.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software