Olá, Daniel!
Obrigado pela resposta e pelas sugestões.
Achei particularmente interessante a combinação proposta entre páginas hierárquicas, bancos de dados, templates, tags e ligações entre páginas. Embora eu ainda não utilize o Notion nem o Obsidian, a discussão foi extremamente útil para refletir sobre um desafio que venho enfrentando em uma pesquisa organizacional de maior duração.
Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, o volume de referências, documentos institucionais, benchmarkings, evidências, observações metodológicas e análises cresceu consideravelmente. Isso me levou a perceber que o principal desafio não é apenas armazenar documentos, mas preservar o contexto, a rastreabilidade e a lógica que conecta fontes, análises e conclusões.
Um dos aprendizados mais importantes obtidos durante o curso foi justamente compreender que um repositório de pesquisa deve funcionar como um sistema de gestão do conhecimento, permitindo responder posteriormente a perguntas como:
De onde veio determinada conclusão?
Quais evidências sustentam uma análise?
Quais fontes foram utilizadas?
Quais lições aprendidas podem ser reaproveitadas em trabalhos futuros?
Nesse contexto, a sua explicação sobre bancos de dados e ligações entre páginas chamou especialmente minha atenção, pois dialoga diretamente com a necessidade de manter relacionamentos entre documentos, análises e resultados.
Também achei muito interessante a sugestão de conhecer o Obsidian. Independentemente da ferramenta escolhida, a discussão reforçou uma conclusão importante para mim: a pesquisa não termina quando os documentos são armazenados. Ela se completa quando as informações permanecem organizadas, rastreáveis e passíveis de reutilização no futuro.
Obrigado pela contribuição e pela indicação de aprofundamento.
Abraços!