Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Experiências de organização de repositórios de pesquisa

Olá!

Gostei bastante do conceito de repositório de pesquisa apresentado ao longo do curso.

No meu caso, estou realizando a capacitação paralelamente a uma pesquisa organizacional baseada em benchmarking, análise documental e pesquisa bibliográfica, o que despertou meu interesse pela organização e rastreabilidade das evidências coletadas.

Para os colegas que utilizam Notion com frequência:

Quais recursos vocês consideram mais úteis para manter um repositório de pesquisa organizado ao longo do tempo?

Vocês utilizam mais:

páginas hierárquicas;
bancos de dados;
templates;
tags;
ligações entre páginas;
ou alguma combinação dessas abordagens?

Tenho interesse em conhecer boas práticas que facilitem a recuperação futura das informações e das lições aprendidas.

Obrigado!

2 respostas

Olá, Flávio! Tudo bem?

Agradeço pelo envio da sugestão aqui.

Eu usava muito Notion, mas hoje em dia uso o mais o Obsidian, fica aí um dever de caa para você se aprofundar ainda mais.

E que legal que você está explorando o uso de repositórios de pesquisa no Notion! Essa ferramenta é realmente versátil e pode ser uma grande aliada na organização das suas pesquisas. Vou compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a manter tudo bem organizado e fácil de acessar no futuro:

1. Páginas Hierárquicas: Criar uma estrutura hierárquica pode ajudar muito na organização. Por exemplo, você pode ter uma página principal para cada projeto de pesquisa e, dentro dela, subpáginas para cada tipo de atividade (benchmarking, análise documental, etc.).

2. Bancos de Dados: Os bancos de dados do Notion são extremamente poderosos. Você pode criar um banco de dados para armazenar todos os documentos e evidências coletadas, com colunas para categorizar por tipo de documento, data, fonte, etc. Isso facilita a busca e filtragem de informações.

3. Templates: Criar templates para cada tipo de pesquisa ou relatório pode economizar tempo e garantir consistência. Por exemplo, um template para relatórios de benchmarking pode incluir seções pré-definidas que você sempre utiliza.

4. Tags: Usar tags para categorizar informações pode ser muito útil para a recuperação de dados. Por exemplo, você pode taggear documentos por tema, relevância ou estágio da pesquisa.

5. Ligações entre Páginas: Fazer links entre páginas relacionadas ajuda a criar uma rede de informações que pode ser navegada facilmente. Isso é especialmente útil quando suas pesquisas têm interseções ou quando você deseja referenciar dados de um projeto em outro.

Uma combinação dessas abordagens geralmente funciona melhor, pois cada uma tem suas vantagens específicas. Teste algumas dessas sugestões e veja quais se adaptam melhor ao seu fluxo de trabalho.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá, Daniel!

Obrigado pela resposta e pelas sugestões.

Achei particularmente interessante a combinação proposta entre páginas hierárquicas, bancos de dados, templates, tags e ligações entre páginas. Embora eu ainda não utilize o Notion nem o Obsidian, a discussão foi extremamente útil para refletir sobre um desafio que venho enfrentando em uma pesquisa organizacional de maior duração.

Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, o volume de referências, documentos institucionais, benchmarkings, evidências, observações metodológicas e análises cresceu consideravelmente. Isso me levou a perceber que o principal desafio não é apenas armazenar documentos, mas preservar o contexto, a rastreabilidade e a lógica que conecta fontes, análises e conclusões.

Um dos aprendizados mais importantes obtidos durante o curso foi justamente compreender que um repositório de pesquisa deve funcionar como um sistema de gestão do conhecimento, permitindo responder posteriormente a perguntas como:

De onde veio determinada conclusão?
Quais evidências sustentam uma análise?
Quais fontes foram utilizadas?
Quais lições aprendidas podem ser reaproveitadas em trabalhos futuros?

Nesse contexto, a sua explicação sobre bancos de dados e ligações entre páginas chamou especialmente minha atenção, pois dialoga diretamente com a necessidade de manter relacionamentos entre documentos, análises e resultados.

Também achei muito interessante a sugestão de conhecer o Obsidian. Independentemente da ferramenta escolhida, a discussão reforçou uma conclusão importante para mim: a pesquisa não termina quando os documentos são armazenados. Ela se completa quando as informações permanecem organizadas, rastreáveis e passíveis de reutilização no futuro.

Obrigado pela contribuição e pela indicação de aprofundamento.

Abraços!