Olá, Pietro! Tudo bom?
Existe sim uma maneira! Para fazer isso no Scratch, precisamos seguir alguns passos, vamos olhá-los mais de perto?
Criar a variável velocidade bolinha
: após ir em “Variáveis”, penúltimo item do menu lateral esquerdo, de cima para baixo, você pode clicar em “Criar uma Variável”, digitar "velocidade bolinha" no campo de texto e selecionar a opção “Apenas para este ator”. Finalize a criação clicando em "Ok";
Depois disso, na mesma aba de “Variáveis”, selecione o item “Mude … para 0”. Arraste-o para o primeiro bloco “Quando bandeira verde for clicado” e modifique-o para que fiquemos com “Mude velocidade bolinha para 12”, da seguinte maneira:
No terceiro bloco amarelo “Quando bandeira verde for clicado”, altere o valor 12 de “Mova 12 passos” para a variável velocidade bolinha
. Você pode fazer isso selecionando a variável na lista de variáveis, na lateral esquerda da tela. Com isso, teremos o seguinte resultado:
Por fim, precisaremos ir ao quarto bloco “Quando bandeira verde for clicado”. Dentro da estrutura condicional “Se tocando em Ator2 ou tocando em jogador1”, adicione o bloco “Mude … para 0”. Neste bloco, iremos selecionar a variável velocidade bolinha
e, para o valor, usaremos o operador de multiplicação, que está na seção “Operadores” do menu lateral.
A multiplicação será feita entre velocidade bolinha
e o número 1.05. Com isso, toda vez que a bolinha tocar na raquete, o valor dela aumentará progressivamente.
Abaixo, o resultado da adição do novo bloco:
Espero que tenha compreendido a minha explicação! Caso surjam dúvidas acerca dela ou ao longo dos seus estudos, lembre-se que você pode contar com o fórum. Fico à disposição para te auxiliar.
Abraços!