Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] existe alguma maneira de acelerar a velocidade da bolinha sempre que ela colidir com a raquete?

1 resposta
solução!

Olá, Pietro! Tudo bom?

Existe sim uma maneira! Para fazer isso no Scratch, precisamos seguir alguns passos, vamos olhá-los mais de perto?

  • Criar a variável velocidade bolinha: após ir em “Variáveis”, penúltimo item do menu lateral esquerdo, de cima para baixo, você pode clicar em “Criar uma Variável”, digitar "velocidade bolinha" no campo de texto e selecionar a opção “Apenas para este ator”. Finalize a criação clicando em "Ok";

  • Depois disso, na mesma aba de “Variáveis”, selecione o item “Mude … para 0”. Arraste-o para o primeiro bloco “Quando bandeira verde for clicado” e modifique-o para que fiquemos com “Mude velocidade bolinha para 12”, da seguinte maneira:

    Captura de tela de um trecho de código do Scratch. Há o bloco amarelo "quando bandeira verde for clicado". Nele há mais três blocos: "Mude meus pontos para 0", "Mude pontos oponente para 0" e "Mude velocidade bolinha para 12".

  • No terceiro bloco amarelo “Quando bandeira verde for clicado”, altere o valor 12 de “Mova 12 passos” para a variável velocidade bolinha. Você pode fazer isso selecionando a variável na lista de variáveis, na lateral esquerda da tela. Com isso, teremos o seguinte resultado:

    Captura de tela de um trecho de código do Scratch. Há o bloco "Quando bandeira verde for clicado". Dentro dele há o bloco "Sempre", o qual possui uma estrutura condicional "Se pontos oponente símbolo de menor que 3 e meus pontos símbolo de maior que 3". Dentro da condicional, está destacado o bloco "Mova velocidade bolinha passos", por meio de uma borda vermelha.

  • Por fim, precisaremos ir ao quarto bloco “Quando bandeira verde for clicado”. Dentro da estrutura condicional “Se tocando em Ator2 ou tocando em jogador1”, adicione o bloco “Mude … para 0”. Neste bloco, iremos selecionar a variável velocidade bolinha e, para o valor, usaremos o operador de multiplicação, que está na seção “Operadores” do menu lateral.

  • A multiplicação será feita entre velocidade bolinha e o número 1.05. Com isso, toda vez que a bolinha tocar na raquete, o valor dela aumentará progressivamente.

Abaixo, o resultado da adição do novo bloco:

Captura de tela de um trecho de código do Scratch. Há o bloco "Quando bandeira verde for clicado". Dentro dele, há o bloco "Sempre", o qual possui a estrutura condicional "Se tocando em Ator2 ou tocando em jogador1 então". O primeiro bloco dentro da condicional está destacado por uma borda vermelha e diz "Mude velocidade bolinha para velocidade bolinha símbolo de multiplicação 1.05"

Espero que tenha compreendido a minha explicação! Caso surjam dúvidas acerca dela ou ao longo dos seus estudos, lembre-se que você pode contar com o fórum. Fico à disposição para te auxiliar.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.