Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] ExibirOpcoesDoMenu, Não aparece.

Opa, bom dia! Estou tendo problemas com essa parte da aula. Não faço ideia do que está acontecendo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como pode ver, o rodapé do Visual Studio Code ficou amarelo e a segunda parte do ExibirOpcoesDoMenu não está aparecendo. Dei uma averiguada para ver se era erro de escrita e acredito que não seja isso.

E eu não faço ideai do porque meu terminal esta sendo exibido no próprio Vscode, não sei como transferir pro meu terminal do meu pc.

E sim, eu vi que tem duas extensões pra recarregar e não era isso.

Então tinha isso também, mas não sei dizer se essa informação é útil ou não.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Pedro! Tudo bem?

Pelo que entendi, você está tendo problemas com o código que está tentando executar no Visual Studio Code. Pelo que você descreveu, o rodapé do Visual Studio Code está amarelo e a segunda parte do ExibirOpcoesDoMenu não está aparecendo. Além disso, você mencionou que o terminal está sendo exibido no próprio Vscode e gostaria de transferi-lo para o terminal do seu computador.

Vamos tentar resolver esses problemas juntos, ok?

Primeiramente, sobre o rodapé amarelo, isso pode ser um sinal de que há um erro de compilação no seu código. Você pode verificar isso clicando na aba "Problemas" no painel de atividades do Visual Studio Code, que fica no lado esquerdo da tela. Lá, você verá uma lista de todos os erros e avisos no seu código. Se houver algum erro, você pode clicar nele para ir direto para a linha de código onde o erro está ocorrendo.

Em relação à segunda parte do ExibirOpcoesDoMenu não aparecer, é possível que haja algum erro no seu código que está impedindo essa parte de ser executada. Você poderia verificar se o código está exatamente igual ao que foi apresentado na aula? Aqui está a parte relevante do código para referência:

Console.Write("\nDigite a sua opção: ");
string opcaoEscolhida = Console.ReadLine()!;

Sobre o terminal ser exibido no próprio Vscode, isso é na verdade uma funcionalidade do Visual Studio Code chamada Terminal Integrado. Ele permite que você tenha um terminal diretamente dentro do seu editor de código, o que pode ser muito conveniente. No entanto, se você preferir usar o terminal do seu computador, você pode simplesmente abrir o terminal do seu sistema operacional e navegar até a pasta onde está o seu projeto.

Verifique também este breakpoint na linha 27.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver os problemas que você está enfrentando. Se ainda estiver tendo problemas, por favor, não hesite em postar mais detalhes sobre o que está acontecendo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Oi, Pedro, tudo bem por aí?

A primeira coisa que gostaria de destacar é que você está executando o programa no VS Code e não no Visual Studio. Isso não é um problema, tanto que está acompanhando até aqui. A diferença é que a execução no Code (o ícone de triângulo com o inseto que você apertou) acontece no modo de depuração. Este modo executa as instruções do programa uma a uma, e indica isso através da cor amarela no rodapé, conforme você pontuou.

Nos vídeos, eu e Gui estamos executando o programa no Visual Studio através do atalho Ctrl + F5, ou o botão com ícone de triângulo verde vazado. Este é o modo sem depuração e seu efeito é mostrar o programa em execução em uma janela de terminal separada.

Nossa recomendação é que se possível você utilize o Visual Studio para poder seguir o curso sem sustos.

Como executar o programa usando o VS Code? Primeiro você deve parar o modo de depuração. Para isso clique no quadrado vermelho vazado no topo superior ao centro (ao lado de outros ícones). Ao parar a depuração, você voltará a enxergar a segunda parte do ExibirOpcoesDoMenu().

Em seguida abra uma janela do terminal, navegue para a pasta onde está o seu código e digite dotnet run. Assim você conseguirá executar o programa e ao mesmo tempo ver seu código no VS Code.

Espero ter ajudado, Pedro. Qualquer dúvidas ou esclarecimentos, coloque aqui no fórum. Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software