9
respostas

[Dúvida] Exercicios nao compilam

Estou seguindo passo a passo as aulas e sempre obtenho esses erros. Alguém já teve algo parecido?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

9 respostas

Olá Kétyma Lenz, tudo bem?

Esse projeto foi o que vc baixou da aula? Se sim. Tenho duas possibilidades da causa do erro, a primeira seria a configuração do build path, provavelmente a sua JRE pode está desatualizada ou não ser a mesma que está no teu projeto.

Clica com o botão direito no nome do projeto, vai em build path > configure build path > Libraries e adiciona a jre q você tem instalada no teu pv

E a segunda seria a falta de um pacote nas tuas classes. Tenta renomear esse "(pacote default)" e coloca o nome br.com.alura PS.: Provavelmente não seja isso, já que ao criar uma classe sem descrever o pacote, o java cria exatamente esse pacote default

Oi Rafael

Obrigada pelo retorno. Não baixei da aula o projeto, fiz junto com o professor. De qualquer forma, tentei suas dicas e não tive sucesso.

Mais alguém?

Error occurred during initialization of boot layer java.lang.module.FindException: Error reading module: C:\Users\lenzk\eclipse-workspace\ByteBank\bin Caused by: java.lang.module.InvalidModuleDescriptorException: Conta.class found in top-level directory (unnamed package not allowed in module)

Pois é, no erro que vc postou, aparentente acusa como erro o teu pacote. Conta.class found in top-level directory (unnamed package not allowed in module)

Faz o sequinte, Sem excluir esse pacote default, cria um novo pacote e coloca um nome qualquer, dentro dele cria novamente as classes COnta e CriaConta e cola o código nelas, pra ver se o erro vai ficar nesse outro pacote tb.

Kétyma, percebi agora depois de observar direito o teu print ^^, provavelmente o erro do teu projeto pode estar relacionado a esta classe module-info.java.

Exclui essa classe e verifica se corrigiu, o problema provavelmente seja exatamente isso, já que você seguiu como ensinado na aula, então não tem necessidade dessa classe que eu mencionei, já que ela literalmente te obriga a ter pacotes definidos.

Estou mandando um print de exemplo do que estou falando.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Observe que primeiro eu criei uma classe sem definir um pacote, o java então Criou o (default package), em seguida criei um outro pacote que chamei de package_teste, e este não apresentou erro, justamente por seguir a regra da classe module-info.java.

Vc tem duas opções, ou exclui essa classe, ou cria um novo pacote, mas a princípio, o melhor é vc deletar a classe, e quando for criar um novo projeto, desmarcar a caixinha de seleção que cria essa classe.

Espero que tenha ajudado. Bons estudos.

Rafael, obrigada pela ajuda! Para uma das classes o erro foi solucionado. Para a classe conta segue o erro abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém??

Como eu falei, o teu erro está nesse pacote default.

A excessão que esta acusanmdo ai é a falta de um pacote.

Must declare a named package ...!

Ou seja Deve-se declarar o nome do pacote ...

Vc excluiu a classe module-info.java. e mesmo assim o erro permanece, provavelmente deve ter ficado algum registro no teu código vinculando a essa classe ainda.

Faz o que te orientei, cria um novo projeto, e deixa a opção de criar a classe module-info. java desabilitada. Pega as suas classes Conta e CriaConta e joga pra esse novo projeto, depois deleta esse que tem erro.!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se não me engano tem q ter algum comando para o código main comunicar com o File que carrega os atributos da Classe. O meu ocorreu o mesmo e não sei solucionar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software