1
resposta

[Dúvida] exercício innerHTML

Em relaão ao innerHTML, O texto sendo adicionado não teria que ser envolvido por crase ao invés de aspas duplas?

1 resposta

Oi, Patrícia, tudo bem?

No JavaScript, tanto as aspas duplas (" "), quanto as simples (' ') e as crases ( ) podem ser usadas para definir strings. A diferença é que as crases, introduzidas no ES6, permitem a interpolação de strings, ou seja, a inserção de variáveis ou expressões dentro da string, utilizando para realizar a interpolação a expressão ${<variável ou expressão>}.

Por exemplo, que eu tenho uma tag <div> que possui a classe paragrafo. Dentro dela eu quero exibir por meio de um código JavaScript a mensagem "Olá mundo, meu nome é Rodrigo".

No caso de inserir variáveis ou expressões dentro da string eu posso usar a crase e escrever dessa forma:

var nome = "Rodrigo";
document.querySelector(".paragrafo").innerHTML=`<p>Olá, mundo me chamo ${nome}!</p>`

Perceba que salvei dentro da variável nome a palavra Rodrigo e exibi a variável dentro dos colchetes. Neste caso eu preciso usar a crase para realizar a interpolação de strings.

Usando as aspas simples ou duplas para englobar a mensagem que eu quero exibir na tag <div> eu não poderia realizar a interpolação de strings misturando variáveis com partes de texto. Nesse caso a mensagem deveria ser elaborada da seguinte maneira:

document.querySelector(".paragrafo").innerHTML="<p>Olá, mundo me chamo Rodrigo!</p>"

Como no exemplo da atividade a mensagem é uma string simples, podemos usar as aspas duplas, simples ou crase para mostrá-la no corpo da página, que o resultado será o mesmo.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!