Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Exercício 'Faça como eu fiz'

Olá, estou dando continuidade numa modelagem de um projeto de registro de despesas. A entrevista (documento) e o diagrama https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvida-exercicio-faca-como-eu-fiz-280240 estão no link.

Eu implementei o DER assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Poderiam avaliar?

  • Mudei o nome de 2 entidades (compra_vista, compra_parcelada -> despesa_vista e despesa_parcelada), para ser possível registrar uma 'conta_fixa' (por exemplo) de forma parcelada (pois algumas instituições dão essa opção, de parcelar contas).

Queria perguntar também:

  • Como eu posso fazer para associar uma entidade 'produto' com uma 'loja' para ser possível saber em que loja comprei algo?

Agradeço de antemão :)

1 resposta
solução!

Oii, tudo certo?

Notei que você aplicou também os conceitos de especialização, entidade associativa e relacionamento fraco. Parabéns! Seu diagrama está certinho. :D

Sobre a sua dúvida: criando uma chave primária para a entidade Loja! Nomeando por um código, por exemplo, a loja de sua franquia. (Algo como cod_loja ou numero_loja). Nos cursos da formação, você irá entrar mais a fundo na parte do banco de dados, e, será cada vez mais ideal detalhar de antemão essa identificação. As chaves primárias são feitas para termos a identificação de uma entidade forte, portanto, é uma boa opção para a entidade que você criou, a Loja.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software